/
/
Chamada pública de artigos
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Chamada pública de artigos

“CONTRIBUIÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA PARA O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E SAÚDE”

Abertura: 26 de novembro de 2021

Encerramento: 30 de abril 2022

A epidemiologia pode ser definida como o estudo da distribuição de eventos de saúde e dos determinantes do processo saúde-doença em coletivos humanos. Tal ciência não se restringe à aplicação de métodos estatísticos a dados de saúde, mas utiliza estes métodos para apoiar o raciocínio epidemiológico e produzir análises que apresentem resultados quantificáveis e permitam avançar o conhecimento sobre os processos de determinação de saúde-doença em populações. A aplicação dos resultados dos estudos epidemiológicos, em conjunto com aqueles de pesquisas clínicas e de modelos matemáticos, tem grande potencial para acelerar mudanças e subsidiar práticas e políticas públicas que contribuam para a melhoria da situação de saúde das populações.

Na área da saúde do trabalhador e da trabalhadora, os estudos epidemiológicos têm papel fundamental, ao contribuir para a descrição, por um lado, da ocorrência de agravos, doenças, acidentes e óbitos e, por outro, de exposições ocupacionais nos mais variados contextos de trabalho, possibilitando a investigação das relações entre fatores do ambiente laboral, condições de vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A epidemiologia contribui também para avaliar o impacto de intervenções e se apresenta como importante instrumento para o planejamento e a gestão das ações de proteção e promoção da saúde da população trabalhadora.

A RBSO é um periódico científico de acesso aberto, editado e publicado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), desde 1973. Destina-se à difusão de artigos originais de pesquisas sobre Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) cujo conteúdo possa contribuir para o entendimento e a melhoria das condições de trabalho, para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho e para subsidiar a discussão e a definição de políticas públicas relacionadas ao tema.

Impulsionar a produção e divulgação do uso da epidemiologia em estudos da relação trabalho-saúde é uma tarefa crucial destes tempos. Uma tarefa que a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) assume agora, ao convidar a comunidade científica para a submissão de artigos para compor o dossiê temático “Contribuições da epidemiologia para o estudo das relações entre trabalho e saúde”. Este dossiê tem com o objetivo constituir espaço para divulgação de estudos e métodos epidemiológicos que contribuam para ampliar o conhecimento sobre as condições de saúde dos trabalhadores e/ou riscos ocupacionais, para o aprimoramento da vigilância e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho, assim como para a promoção da saúde da população trabalhadora.  

Serão priorizados os seguintes temas/abordagens, no escopo da epidemiologia:

  • Resultados de estudos longitudinais que investiguem relações entre trabalho e saúde
  • Resultados de inquéritos epidemiológicos que abordam questões relevantes para a saúde do trabalhador e da trabalhadora
  • Estudos de carga de doença relacionada ao trabalho
  • Saúde e trabalho rural
  • Estudos de mortalidade em populações trabalhadoras
  • Câncer relacionado ao trabalho
  • Saúde mental e trabalho
  • Gênero e raça nas relações entre trabalho e saúde
  • Envelhecimento, saúde e trabalho
  • Saúde dos trabalhadores migrantes
  • Trabalho infantil
  • Trabalho informal
  • Métodos epidemiológicos aplicáveis à SST: efeitos de seleção, séries temporais, inferência causal

 Instruções gerais:

Serão acolhidos, preferencialmente, artigos de pesquisa, que poderão ser submetidos em português, inglês ou espanhol. Os manuscritos deverão ser submetidos online, na plataforma ScholarOne Manuscripts (https://mc04.manuscriptcentral.com/rbso-scielo), incluindo, no campo “cover letter”, a informação de que o artigo é direcionado ao dossiê temático “Contribuições da epidemiologia”. Os artigos deverão ser elaborados em conformidade com as instruções aos autores da RBSO, observados os limites de número de palavras e de referências bibliográficas (4.500 palavras e 40 referências para artigos de pesquisa). Mais informações estão disponíveis no link: www.scielo.br/rbso.

Todos os artigos submetidos passarão por análise preliminar dos editores quanto ao escopo e adequação aos padrões editoriais da revista, incluindo originalidade, aspectos éticos e qualidade científica. Aqueles que atenderem aos critérios serão encaminhados para processo de revisão por pares, conforme as normas da revista.

A RBSO não cobra taxas para submissão, processamento, ou publicação de artigos. Os artigos aprovados para publicação poderão ser traduzidos para o inglês, a critério da editoria, sem custo para os autores.

Editores-Chefes:

Ada Ávila Assunção

Eduardo Algranti

José Marçal Jackson Filho

Editores convidados para este Dossiê:

Leila Posenato Garcia

Pamela Merino-Salazar

Ricardo Luiz Lorenzi

Tânia Maria de Araújo

https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/centrais-de-conteudo/rbso/chamada-publica-de-artigos

Enviado por CMQV- imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *