/
/
MANTIDA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA A REPOSITOR DE SUPERMERCADO…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

MANTIDA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA A REPOSITOR DE SUPERMERCADO…

Mantida demissão por justa causa a repositor de supermercado que usou conta no Facebook para ofender a empresa.

 

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná considerou legítima a demissão por justa causa aplicada pelo Supermercado Angeloni, em Londrina, a um repositor que usou a rede social para atacar a imagem da empresa.

 

O trabalhador foi contratado em outubro de 2012 e estava insatisfeito porque em seu cartão do programa de fidelidade Dotz constou, por equívoco, um nome feminino. A empresa teria pedido um prazo de 10 dias para solucionar o problema.

 

Demitido por justa causa em agosto de 2013, após postar comentários ofensivos contra o sistema Dotz adotado pela empresa, o repositor acionou a Justiça do Trabalho pedindo a conversão da dispensa para sem justa causa. Pediu também indenização por danos morais, alegando que foi vítima de comentários maldosos de seus colegas, que diziam que Maristela Gomes (nome que constava em seu cartão Dotz) seria seu “nome de guerra”.

 

O juiz Sérgio Guimarães Sampaio, da 8ª Vara do Trabalho de Londrina, indeferiu os pedidos do trabalhador, que recorreu.

 

Os desembargadores da Primeira Turma consideraram a dispensa por justa causa legítima e em conformidade com os requisitos constantes do artigo 482 da CLT. “A dispensa se revela correta, já que os fatos ocorridos são suficientemente graves, capazes de quebrar a confiança, estando, portanto, preenchidos os requisitos pertinentes à aplicação da justa causa, como a imediatidade da pena, o nexo de causalidade e a proporcionalidade”, diz a decisão.

 

A Turma entendeu que não ficaram comprovados os danos morais alegados, já que a testemunha apresentada pelo repositor confessou não ter presenciado nenhuma chacota contra ele, apenas soube por terceiros, o que “fragilizou seu depoimento”. Os desembargadores ponderaram ainda que “é preciso cautela no deferimento de danos morais” para evitar que qualquer atrito ou dissabor resulte em disputa judicial, com invocação de direitos constitucionais.

 

Da decisão cabe recurso.

 

O número do processo foi omitido para preservar a identidade do trabalhador.

 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região Paraná, 27.08.2014

 

notícia enviado por: http://www.granadeiro.adv.br/template/template_clipping.php?Id=14338

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *