/
/
NA BOCA DO CAIXA – ANEXO I DA NR17
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

NA BOCA DO CAIXA – ANEXO I DA NR17

Parabenizamos a Revista Proteção pela reportagem.

 

Osny Telles Orselli

 

Revista proteção – Edições /Ed. 12/2013

 

REPORTAGEM:
Condição do operador de caixa melhora em relação ao posto, mas ainda deixa a desejar no aspecto de organização do trabalho

 

A chegada do fim do ano abre a alta temporada de vendas nos supermercados com o pagamento do 13º salário e a corrida dos consumidores para garantir alimentos e bebidas para o Natal e o Ano Novo. O movimento intenso reforça o lucro dos varejistas e garante a abertura de novas vagas de trabalho no setor. Por outro lado, expõe os problemas de Saúde e Segurança no Trabalho que afetam durante o ano inteiro os operadores de checkout – também chamados de caixas – de supermercados, de hipermercados e do comércio atacadista no país.

 

Responsáveis pelo registro e cobrança das compras dos consumidores, esses trabalhadores pagam um preço alto para atuar na função, com agravos à saúde física e mental. O corpo sofre com os movimentos repetidos de digitação de códigos, movimentação de mercadorias, ensaque de itens e pesagem de frutas e verduras. Além disso, equipamentos inadequados também podem comprometer a ergonomia da atividade.

 

Para agravar a situação, em geral, os operadores precisam conviver com jornadas longas de trabalho e com a restrição a pausas. Na linha de frente do atendimento, eles também enfrentam a pressão com as filas de clientes, o risco de cometer erros e a necessidade de resolver pequenos problemas como o registro de preços diferentes dos anunciados na gôndola.
É um cenário que expõe a necessidade de um maior respeito às diretrizes do Anexo I da NR 17. Criado especialmente para esse tipo de serviço, ele ainda não é totalmente atendido, segundo especialistas ouvidos por Proteção, principalmente nos aspectos ligados à organização do trabalho.

 

PARA ADQUIRIR A REVISTA: https://www.lojavirtualprotecao.com.br/loja/produtos/interna.php?tipo=P&id=610

 

PARA FALAR CONOSCO SOBRE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS – osny@mundoergonomia.com.br

 

PARA SABER MAIS SOBRE O ANEXO I DA NR17 E SUAS ADEQUAÇÕES – http://www.mundoergonomia.com.br/website/conteudo.asp?id_website_categoria_conteudo=11869&cod=1847&idi=1&moe=74

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *