/
/
NO DIA EM PROL AO COMBATE A LER/DORT – VAMOS ESTICAR!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

NO DIA EM PROL AO COMBATE A LER/DORT – VAMOS ESTICAR!

“Bom Dia…VAMOS ESTICAR!”

 

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) constituem-se num dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores nas últimas décadas no Brasil e no mundo, e, agora, um problema que atinge estudantes, adultos, adolescentes e até crianças. Como tem sido dito, é  a EPIDEMIA DA VIRADA DO SÉCULO.

 

No dia 28 de fevereiro, “comemora-se” o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT.

Fazendo a sua parte, visando reduzir esse problema de saúde pública entre os trabalhadores e entre toda a comunidade, a ALL SAFETY ERGONOMICS – MUNDOERGONOMIA por meio da CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida vem, mais uma vez prestar esclarecimentos sobre o tema e apresentar a alegre e divertida Ginástica do Gato que tanto tem auxiliado, como coadjuvante, a nossa população no que diz respeito à prevenção dessa terrível epidemia.

Esclarecer e divulgar instruções simples para a prevenção dessa terrível epidemia é a nossa meta.

É o que chamamos de ERGONOMIA DE CONSCIENTIZAÇÃO!

São informações e procedimentos simples que auxiliam significativamente nessa prevenção.

Assim, neste dia 28 de fevereiro, a equipe da ASE – Mundoergonomia realizará uma grande ação de conscientização em prol da prevenção às LER/DORT divulgando e ensinado a alegre, divertida e eficiente GINÁSTICA DO GATO!

 

“Bom Dia…VAMOS ESTICAR!”  – Vamos falar sobre essa conscientização

A prevenção das LER/DORT se faz pela conscientização, ela implica em pequenas mudanças de base técnica e organizacional no trabalho e nas atividades de risco potencial incluindo aquele churrasquinho de final de semana, aquela forma esparramada de assistir televisão ou mesmo àquelas horas diante do seu computador trabalhando, fazendo joguinhos ou mesmo no Facebook… De forma simples e consciente em especial na diminuição da intensidade e dos ritmos dessas atividades, das importantes pausas, mesmo micro pausas e dos alongamentos, está o inicio da conscientização e daí a prevenção.

A adequação dos postos de trabalho ou de lazer, a atenção quanto à postura correta, variação de tarefas, utilização de pausas curtas a cada hora trabalhada, bem como esses pequenos alongamentos ou as famosas esticadas do gato e a correta hidratação do organismo, oferecerão um alongamento muscular das regiões mais utilizadas durante as atividades e com isso diminuirão a sobrecarga física e psicológica dos trabalhadores, ou melhor dizendo, dos atores envolvidos.

“Em nosso grupo multidisciplinar de pesquisas do Protocolo WELFARE, verificamos que a Ergonomia em seu amplo contexto é a condição sine qua nom da vida com qualidade de vida. Através da conscientização do Espaço x Corpo x Postura chegamos aos indicadores da POSTURA Individual Correta, daí podemos, inclusive, nos sentir mais vencedores e com maior capacidade de liderança. A esse complexo ciclo metabólico psico-fisio-mecânico damos o nome de “Estudo da Ergonomia do Sucesso” comenta o engenheiro de segurança do trabalho coordenador do grupo, Osny Telles Orselli

 

Vamos ver mais uma vez, a Importância da Ergonomia de Conscientização na Prevenção das doenças Ósteo – Musculares

 

leia é muito importante! – https://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=19792

 

conheça a Ginástica do Gato – http://www.mundoergonomia.com.br/website/artigo.asp?id=3221&cod=1847&idi=1&xmoe=74&moe=74

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *