/
/
O que os médicos que tratam o Covid-19 em Wuhan dizem sobre o CORONAVIRUS
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O que os médicos que tratam o Covid-19 em Wuhan dizem sobre o CORONAVIRUS

Bloomberg News – 5 de março de 2020 03:28 BRT

À medida que a nova epidemia de coronavírus se espalha pelo mundo, especialistas estão recorrendo a descobertas da China, de onde se originou, para entender melhor a doença. Desde janeiro, os médicos do epicentro do surto em Wuhan estudam o vírus cujos efeitos são geralmente leves, mas podem ocasionalmente se tornar mortais.

Profissionais médicos que tratam e estudam pacientes do Covid-19 em Wuhan compartilharam suas idéias com repórteres em Pequim na quarta-feira. Aqui estão três observações dos médicos.

Incubação e transmissão

Relatos anedóticos de que o novo coronavírus pode ter uma longa incubação alimentaram o medo de que os portadores possam passar despercebidos e inconscientemente infectar outros.

As autoridades locais de outra cidade de Hubei – a mesma província à qual Wuhan pertence – relataram em 22 de fevereiro que um homem de 70 anos foi infectado pelo vírus, mas só apresentou sintomas 27 dias depois.

“Na maioria das publicações no momento, o período médio de incubação é de cinco a sete dias, com o maior período de incubação em 14 dias”, disse Du Bin, membro da equipe de especialistas da China que supervisiona o tratamento com coronavírus. “Não há dados mostrando que um período de incubação superior a 14 dias já existiu.”

Em alguns pacientes, o início do vírus ocorreu muito lentamente, com apenas uma febre leve, antes que suas condições se deteriorassem rapidamente 10 dias depois, segundo Li Haichao, vice-diretor do departamento de respiração do Primeiro Hospital da Universidade de Pequim.

Também não há evidências até o momento de que as pessoas que se recuperaram e depois tenham testado positivo novamente para o vírus possam transmiti-lo a outras pessoas, de acordo com Du, que também é diretor da unidade de terapia intensiva de medicina interna do Hospital da Faculdade de Medicina de Peking Union.

Na quinta-feira, a mídia chinesa The Paper informou que um homem em Wuhan que havia se recuperado do Covid-19 e testado negativo para o vírus morreu menos de uma semana depois da infecção. O relatório foi posteriormente removido da internet.

Mortes mais jovens

O coronavírus tem uma taxa de mortalidade relativamente baixa e já reivindicou a vida de pacientes idosos com sistemas imunológicos mais fracos ou com condições pré-existentes. As mortes de alguns pacientes mais jovens foram mais difíceis de explicar.

Doenças subjacentes como hipertensão e diabetes, o uso prolongado de ventilação não invasiva e altas doses de corticosteróides por um longo período de tempo foram os principais fatores nessas mortes, de acordo com Du. Ele não especificou a faixa etária a que se referia ao falar de pacientes mais jovens.

Lições aprendidas

Du disse que, se pudesse fazer tudo de novo, teria pressionado as autoridades de saúde mais para que todos os funcionários da UTI trabalhassem juntos em hospitais designados para estabelecer melhores práticas para cuidados intensivos.

Ele também teria sido mais agressivo no uso de ventilação mecânica invasiva em todos os pacientes que apresentaram “deterioração clínica” em sua insuficiência respiratória ou baixos níveis de oxigênio no sangue – conhecido como hipoxemia.

O planejamento é o aspecto mais importante da resposta do vírus, de acordo com Du, e os países precisam saber com antecedência como lidarão com cada paciente que entra em uma clínica de febre, detectar casos suspeitos, confirmar se o vírus está em laboratório e isolar. casos possíveis.

“Você deve ter um plano para fornecer não apenas espaço, mas também suprimentos, como equipamentos de proteção individual, para todos os profissionais de saúde envolvidos”, disse ele.

Du disse que é verdade que há um número decrescente de pacientes em Hubei e mais leitos hospitalares vazios, embora seja impossível descartar a possibilidade de outro aumento nos casos.

matéria completa – Com assistência de Claire Che

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *