/
/
PL que prevê realização da Ozonioterapia pelo farmacêutico é aprovado em comissão do Senado
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

PL que prevê realização da Ozonioterapia pelo farmacêutico é aprovado em comissão do Senado

Aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, parecer do relator Senador Otto Alencar (PSD/BA), pela aprovação do Projeto de Lei nº 1438/2022, que autoriza a realização da ozonioterapia pelo farmacêutico e outros profissionais da saúde, em todo o território nacional. Para se tornar lei, o PL precisa agora ser aprovado no Plenário do Senado Federal e ir à sanção presidencial.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) comemora mais uma etapa vencida na tramitação do projeto, e a conquista da autorização do exercício da especialidade para os farmacêuticos e demais profissionais da saúde de nível superior inscritos em seus respectivos conselhos profissionais.

O texto original, de autoria do senador Valdir Raupp, foi alterado na Câmara dos Deputados, por substitutivo do relator deputado federal Giovani Cherini para corrigir um equívoco. “Inicialmente, o PL restringia essa atuação apenas médicos, mas conseguimos reverter mais essa tentativa de fazer prevalecer o malfadado ato médico na ozonioterapia”, ressalta o presidente do CFF, Walter Jorge João.

A atuação do farmacêutico na Ozonioterapia é regulamentada pelo CFF desde 2020. A Resolução CFF n° 685/2020, reconhece a atuação do farmacêutico na ozonioterapia clínica e estética, como terapia complementar e integrativa. Com a regulamentação, o farmacêutico passou a ter o direito de requerer sua habilitação na área, desde que atenda aos requisitos previstos na norma.

A ozonioterapia utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. É utilizada no tratamento de um amplo número de problemas de saúde e disfunções estéticas. O ozônio em baixas concentrações desempenha funções importantes dentro da célula, com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, de modulação do estresse oxidativo, da melhora da circulação periférica e da oxigenação e ativação do sistema imunológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *