/
/
O QUE É A RIO + 20
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O QUE É A RIO + 20

Rio + 20 – CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Embora a Rio+20 não seja um evento sobre meio ambiente, e sim sobre sobre desenvolvimento sustentável, o tema é um de seus pilares. Por isso, o MMA participará de todos os debates e negociações que ocorrerão durante a reunião, assim como já vem atuando de forma ativa no processo preparatório da conferência.

O MMA acredita que a transição a uma ‘economia verde’ implica uma mudança nos atuais padrões de produção e consumo, o que significa retrabalhar a agenda econômica do País, visando à sustentabilidade mas sem comprometer o crescimento.

O Brasil já vem fazendo muita coisa para pautar suas políticas e estratégias de desenvolvimento na sustentabilidade. E tais iniciativas não são exclusividade do MMA. O desenvolvimento sustentável, hoje, está na pauta dos diversos agentes econômicos e sociais. São diferentes ações, muitas delas em diferentes graus ou estágios de implementação.

Para a ministra Izabella Teixeira, o País tem todas as condições de liderar uma mudança, em nível mundial, para economias mais verdes. Segundo ela, a Rio+20 será uma excelente oportunidade para se demonstrar isso – apesar de ser uma conferência da ONU, como país-sede o Brasil preside o evento e terá papel fundamental nas negociações e acordos que serão costurados no encontro.

A Rio+20 também será uma oportunidade de os países-membros das Nações Unidas fazerem um balanço dos últimos vinte anos, desde a Rio 92. No entanto, para a ministra, “a conferência não deve se tornar uma arena de acusações, ainda que deva discutir abertamente as falhas enfrentadas hoje, em relação ao que foi decidido em 1992”.

Renovar o compromisso político assumido à época é essencial. O Brasil espera que a Rio+20 possa reavivar o que em 1992 ficou conhecido como o “espírito do Rio” – uma forte mobilização política que possibilitou a adoção de importantes acordos multilaterais na área do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

PARTICIPE – VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL!

downloud do questionário:
http://hotsite.mma.gov.br/rio20/wp-content/uploads/Question%C3%A1rio-da-Consulta-P%C3%BAblica1.doc

Célia Wada

fonte: http://hotsite.mma.gov.br/rio20/o-brasil-na-rio20/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *