Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

POSTOS DE SOLDAS

Cadeiras, bancos e orientações para postos de SOLDAS.

O posto de soldador é um posto muito especial pois o seu risco vai muito além da solda ou de seus respingos.

Dependendo do ambiente onde se é realizada a solda, os riscos vão além de um simples respingo onde pode ocasionar um dano no material até um altíssimo risco de explosão.

Como já mencionamos, de acordo com o posto e o tipo de risco, oferecemos soluções que minimizam perigo ocasionado pelo respingo da solda.

Não apenas para a proteção da cadeira ou do mobiliário mas, principalmente, para minimizar os riscos que um respingo pode fazer em uma cadeira, em um profissional e no ambiente de trabalho.

Existem regras para cada tipo de solda e essas regras não devem ser consideradas como substitutos ou alternativas à legislação ou às normas vigentes, inclusive às normas internas dos Usuários; ainda, elas completam, mas não substituem as informações contidas nos Manuais de Instruções específicos dos equipamentos de soldar ou cortar

Por esse motivo, em caso de locais onde ocorrem respingos, há necessidade de saber o tipo de respingo e a área de trabalho. As regras de segurança são apresentadas para a proteção dos operadores e demais pessoal envolvido na instalação, utilização e manutenção de equipamentos de soldar, cortar ou goivar ao arco e plasma elétricos. Elas resumem informações e práticas adotadas na industria e são baseadas em literatura especializada de origem norte-americana.

Aqui trazemos o documento, traduzido e adaptado da brochura Precautions and Safe Practices for ARC WELDING, CUTTING & GOUGING  publicada por ESABWelding & Cutting Products (Florence, SCUSA), é destinado a proporcionar informações sobre saúde e segurança aos Usuários dos processos de soldagem, corte e goivagem ao arco elétrico e equipamentos relacionados. Estas informações podem ser usadas como subsídios para o treinamento dado nas Empresas a soldadores, operadores e demais técnicos ou completar tal treinamento.

As regras apresentadas cobrem processos de soldagem e corte ao arco elétrico tais como:

• Goivagem com grafite

• Goivagem com plasma

• Plasmacorte

• Soldagem ao arco submerso

• Soldagem a plasma

• Soldagem com arame tubular

• Soldagem com eletrodo revestido

• Soldagem MIG/MAG

• Soldagem TIG

Alertamos a utilização de equipamentos especiais para ÁREAS CLASSIFICADAS (abaixo breve resumos de Áreas Classificadas) com probabilidade de respingos.

Em se falando de mobiliários é preciso que TODO O MOBILIÁRIO POSSA SER PRODUZIDO EM ALTURAS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO POSTO

Para saber, especificamente, as cadeiras e bancos que podem ser utilizadas em postos de respingos, foi feita uma breve apresentação em opões

Para uma análise simples apresentamos:

Cadeiras – Opção 1

Cadeiras – Opção 2

Bancos  –  Opção 3

Bancos  –  Opção 4

Bancos  –  Opção 5

*apoios para os pés

Muito importante para atividades com respingo é saber sobre – ÁREAS CLASSIFICADA Atmosfera Explosiva

(NRS 10, 12, 18, 31 E 33) ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

É uma área que apresenta mistura de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapores, poeiras ou fibras com o ar (ou com O2) sob condições atmosféricas, na qual após a presença de uma fonte de ignição, ou simplesmente uma superfície quente, a combustão se propaga provocando a explosão.

As tragédias não acontecem apenas com os outros. A prevenção da dissipação do problema causado pelo respingo da solda vai além do cuidado com o mobiliário.

Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão.

Quais condições é preciso reunir para que se produza uma explosão?

Para produzir uma explosão, três elementos são necessários:
Combustível + Oxigênio do ar + Faísca= Explosão

Divisão das Zonas: Zona 0, Zona 1 e Zona 2. Todas essas especificações poderão ser estudadas de forma ampla em Postos de Trabalhos com RESPINGOS – SOLDAS.

ABAIXO DETALHES DAS OPÇÕES MENCIONADAS.

 

ÁREAS CLASSIFICADAS

 

DIVISÃO DAS ZONAS

 

RESPINGO – OPÇÃO 1

 

RESPINGO – OPÇÃO 2

RESPINGO – OPÇÃO 3

RESPINGO – OPÇÃO 4

RESPINGO – OPÇÃO 5

APOIO PARA OS PÉS USADO EM POSTOS DE SOLDAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *