/
/
RBSO lança chamada sobre Covid-19 e saúde do trabalhador
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

RBSO lança chamada sobre Covid-19 e saúde do trabalhador

Artigos, ensaios, revisões, relatos de experiência e comunicações breves podem ser submetidos

A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional – RBSO, publicação científica da Fundacentro, abriu chamada para a submissão de artigos, ensaios, revisões, relatos de experiência e comunicações breves sobre as relações entre a atual pandemia da Covid-19 e a saúde do trabalhador. Os textos devem atender às instruções da revista, podem ser escritos em português, espanhol ou inglês e devem ser submetidos pela plataforma ScholarOne Manuscripts. Não há prazo estabelecido para as submissões ao dossiê.

A iniciativa busca dar visibilidade à relação entre o trabalho e a possibilidade de disseminação do coronavírus. Aspecto que deve ser considerado na elaboração de políticas públicas e na busca de estratégias de proteção para aqueles que trabalham.

Dessa forma, o dossiê “A pandemia da COVID-19 e a Saúde do Trabalhador” busca responder a algumas questões: “Como o trabalho pode ser uma fonte de exposição, transmissão, disseminação e de enfrentamento do coronavírus? Quais são os impactos socioeconômicos para o trabalho numa visão macro e micro ambiental? Quais indicadores são relevantes para a definição de políticas públicas, estratégias e ações de enfrentamento relacionadas ao trabalho? Quais as possíveis perspectivas do mundo do trabalho pós-pandemia?”.

A RBSO destaca, em editorial, que tanto o exercício das atividades laborais quanto as condições de trabalho são fontes potenciais de exposição ao vírus.

“É fundamental entender, portanto, de que maneira as atividades e condições de trabalho podem contribuir para a disseminação e, sobretudo, para o estabelecimento de estratégias para o enfrentamento da pandemia. Por outro lado, aspectos igualmente relevantes surgiram numa velocidade espantosa: uma profunda diminuição da atividade econômica levando a perda de empregos em massa, perda de renda, e seus impactos psíquicos e sociais notados em todo o globo”, afirmam os editores da RBSO na chamada para o dossiê.

Saiba mais

Chamada em português

Chamada em inglês (Call for papers)

Página da revista

Consultar edições da revista

INSTRUÇÕES DA REVISTA

A RBSO publica artigos originais inéditos de relevância científica no campo da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Com caráter multidisciplinar, a revista cobre os vários aspectos da SST nos diversos setores econômicos do mundo do trabalho, formal e informal: relação saúde-trabalho; aspectos conceituais e análises de acidentes do trabalho; análise de riscos, gestão de riscos e sistemas de gestão em SST; epidemiologia, etiologia, nexo causal das doenças do trabalho; exposição a substâncias químicas e toxicologia; relação entre saúde dos trabalhadores e meio ambiente; educação e ensino em SST; comportamento no trabalho e suas dimensões fisiológicas, psicológicas e sociais; saúde mental e trabalho; problemas musculoesqueléticos, distúrbios do comportamento e suas associações aos aspectos organizacionais e à reestruturação produtiva; estudo das profissões e das práticas profissionais em SST; organização dos serviços de saúde e segurança no trabalho nas empresas e no sistema público; regulamentação, legislação, inspeção do trabalho; aspectos sociais, organizacionais e políticos da saúde e segurança no trabalho, entre outros.

Encaminhado por: Eng Osny Telles Orselli

Realizado pro:  Serviço de Comunicação Social da Fundacentro em 19/05/2020

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *