/
/
UMAPAZ – Curso: Conhecendo as danças circulares
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

UMAPAZ – Curso: Conhecendo as danças circulares

Mais um importante trabalho da UMAPAZ em prol da saúde e da qualidadede vida

CURSO: CONHECENDO AS DANÇAS CIRCULARES: PRIMEIROS PASSOS – MÓDULO II

Dias: 19/5 a 7/7; sexta-feiras.
Horário: 9h às 12h.

Programa Reencontro

Descrição
“Curso: Conhecendo as Danças Circulares: Primeiros Passos – Módulo II …A dança exige adaptação e integração, cria equilíbrio e libertação, dá asas à fantasia, relaxa e solta e oferece um plano a partir do qual se pode acessar a multiplicidade da educação”

Bernhard Wosien

O Programa Metodologias Integrativas convida para o MÓDULO II que tem como objetivo seguir introduzindo as Danças Circulares Sagradas como Metodologia Integrativa de trabalho na abordagem dos temas socioambientais e dos valores da Cultura de Paz para os participantes que fizeram o módulo I.

A Dança Circular resgata passos inspirados na cultura de todos os povos trazendo ao momento presente valores como respeito, união e cooperação produzindo novos sentidos para a vida e o viver. Estas danças levam à vivência da totalidade, à experiência da inteireza, juntando o trabalho físico e emocional pelo ritmo, a harmonia, a cooperação, a energia do círculo que facilita o contato entre os indivíduos, o grupo e a natureza, tornando-se uma vivência capaz de trazer em um curto espaço de tempo reflexão e mudança.

Neste módulo os participantes são estimulados a aplicar os conhecimentos e vivências trabalhados durante o curso construindo um plano de ação dirigido à sua comunidade, grupo onde atua.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas áreas da educação, saúde, meio ambiente, cultura e demais interessados que fizeram o curso anterior (Primeiros Passos).

A metodologia prevê exposição dialogada, prática de Danças Circulares, Meditação em Movimento, exposição de filme, diálogo e leitura de textos.

Conteúdo Programático
Programa:

– Fundamentos da Dança Circular;
– Símbolos em movimento;
– Prática de 12 Danças Circulares tradicionais e contemporâneas;
– O papel do Focalizador: responsabilidade e ética;
– Didática e metodologias na Dança Circular;
– Dança Circular como ferramenta de autoconhecimento, cultivo dos valores da Cultura de Paz e – – Metodologia Integrativa na Educação Socioambiental;
– Trabalho individual com planejamento de encontro/vivência/ação em grupo.

Referência Bibliográfica
BARTON, A. Danças Circulares: o Caminho Sagrado. São Paulo: TRIOM, 2006. (Edição bilíngue português e inglês).

CAMPOY, P. D. L. Dança circular sob a ótica dos cuidados integrativos. Sâmia Inaty Smaira. São Paulo: [s.e.], 2016. 72 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em teorias e técnicas) -Universidade Federal de São Paulo. Na biblioteca UMAPAZ: Localização: M240 / C218d

DUBNER, D. Dançando a vida: jornada de aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada. Itu (SP): Ottoni Editora, 2014.

__________. O poder terapêutico e integrativo da Dança Circular. Itu (SP), Ottoni Editora, 2015. Na biblioteca UMAPAZ: Localização: 398.6 / D878p

GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=49040

KLOKE, N. Dançar para reconectar – uma introdução ao Método Harmony. Academy for Movement & Awareness. Tradução de Universo Traduções. São Paulo: Vox Gráfica, 2021.

LELOUP, J-Y. O corpo e seus símbolos. Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.

OSTETTO, L. E. Danças Circulares na formação de professores: inteireza de ser na roda. Florianópolis: Letras contemporâneas, 2014.

RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo: TRIOM, 2002.

WOSIEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM, 2006.

Entre aqui, se inscreva, participe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *