ESCRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS – INTRODUÇÃO

Hoje queremos falar de escritórios sustentáveis porque é um assunto muito importante para todos, pois, é em nosso escritório que muitas vezes, passamos a maior parte de nosso dia.

Começando pela polêmica palavra SUSTENTABILIDADE, queremos deixar claro, novamente, que não somo “bicho grilos verdes”, somos profissionais conscientes que entendemos a necessidade de procedimentos racionais e conscientes e não apenas queremos conservar o belo “mico leão dourado”, mesmo achando eles umas gracinhas, mas que temos em nossa meta, ajudar a preservar e conservar a saúde de nossos clientes e mesmo a nossa saúde, pois, no momento, também estou em meu escritório escrevendo este artigo…

 

Viemos da escola de nosso professor de ergonomia, também da universidade de São Paulo, o prof. Osny Telles Orselli, da Politécnica, que nos orienta em todos os assuntos e projetos ligados á Ergonomia e a mecânica dos objetos e daí estarmos sentados em uma Cadeira para escritório Ergonomicamente correta, com apoio para os pés e com as proteções de nossos punhos falando sobre a sustentabilidade dos ambientes de escritório.

 

O que é um Escritório Sustentável:

 

Um escritório lindo, com um magnífico design pode ser chamado de sustentável?

 

Resposta: DEPENDE…

 

Um escritório sustentável ou qualquer estabelecimento para ser sustentável tem que ter em sua cadeia operacional, os instrumentos básicos necessários para sua operacionalização.

 

ESPAÇO – OBJETOS – PESSOAS – LEGISLAÇÃO

 

Muitas pessoas podem estranhar falarmos de legislação, mas esse é o determinante fundamental em qualquer empreendimento e em qualquer ação que fazemos.

 

Não basta, apenas sabermos o que fazer, como fazer e quando fazer, precisamos saber se PODEMOS fazer.

 

Não basta apenas eu ter um local, ter condições monetárias e saber como construir uma linda casa, preciso saber se POSSO construir essa casa nesse local.

 

Não basta eu ter uma linda cadeira de escritório, eu preciso saber se essa cadeira está adequada corretamente para a pessoa que vai utiliza-la.

 

Não basta apenas eu ter um lindo escritório, eu tenho que ter todas as condições de iluminação, ventilação, temperatura, etc. a fim de proporcionar condições para que as pessoas se sintam confortáveis nesse ambiente.

 

Todos esses processos e procedimentos são norteados por leis e normas.

 

Enfim, devemos estudar todos os riscos que possam fazer com que o nosso usuário de sinta bem nesse escritório.

 

Tudo gira em torno da satisfação do usuário, dentro de um conduto legal preconizado por normas técnicas, normas da saúde, do meio ambiente, da segurança do trabalho e de muitas outras cada uma específica para cada atividade.

 

Para não tornar o artigo longo e enfadonho vamos falar por partes:

 

Sustentabilidade de escritórios

 

1-      Aspectos gerais de um escritório sustentável

 

2-      O espaço físico de um escritório sustentável

 

3-      O mobiliário de um escritório sustentável

 

4-      As condições pessoais para a sustentabilidade de um escritório

 

algumas coisas interessantes:

 

***por exemplo

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.