/
/
ACIDENTES DE TRABALHO SÃO PROVOCADOS POR NEGLIGÊNCIA….
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

ACIDENTES DE TRABALHO SÃO PROVOCADOS POR NEGLIGÊNCIA….

Médico Drauzio Varella ressalta que acidentes de trabalho são provocados por negligência.

 

em Clipping, Destaque, Notícias

 

“Acidentes de trabalho não são obras do destino. Nós os provocamos com a nossa negligência com o corpo”, enfatizou o médico oncologista e cientista Drauzio Varella, em palestra no Seminário Internacional Trabalho Seguro 2015, cujo encerramento foi nesta sexta-feira (23) no Tribunal Superior do Trabalho.
De acordo com o especialista, as pessoas tendem a pensar que “nunca vai acontecer nada” com elas e deixam de tomar certos cuidados.

 

“O acidente de trabalho está associado a um desrespeito com o corpo humano, com seus limites. O corpo é visto como uma máquina, mas não somos máquinas”, afirmou.

 

“Existem normas de segurança e elas precisam ser respeitadas tanto pelos empregadores quanto pelos trabalhadores”.

 

Apesar de ter se impressionado com o número de 700 mil acidentes de trabalho registrados por ano no Brasil, o médico se mostrou otimista. Na opinião dele, a maioria dos empresários já incorporou a ideia de que a saúde do trabalhador é um importante capital para a empresa.

 

“Quando uma empresa favorece a saúde do empregado, ela recebe de volta um aumento na produtividade”, destacou.

 

Apesar de otimista, em sua palestra o médico destacou o constante descaso com o qual as pessoas tratam o próprio corpo. “Cuidar do corpo é fundamental. Sem saúde não tem trabalho, não tem família, não tem nada”, disse.

 

 “Se você quer que o seu corpo dure, tem que cuidar dele com atenção”.

 

O painel Prevenção de acidentes de trabalho em novas tecnologias, cujo conferencista foi o médico Drauzio Varella, abriu os trabalhos do Seminário na manhã desta sexta-feira (23/10), último dia do evento.

 

O seminário foi uma realização do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que instituiu o Programa Trabalho Seguro em 2012, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

 

O encontro teve como objetivo discutir a saúde e segurança no meio ambiente de trabalho.

 

Ainda pela manhã, três outros painéis foram apresentados: Reflexos psicossociais das transformações do trabalho; Nanotecnologia e seus impactos na organização produtiva; e Absenteísmo e presenteísmo no meio ambiente do trabalho.

 

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho, por Paula Andrade, 23.10.2015
Os artigos reproduzidos neste clipping de notícias são, tanto no conteúdo quanto na forma, de inteira responsabilidade de seus autores. Não traduzem, por isso mesmo, a opinião legal de Granadeiro Guimarães Advogados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *