Revisão da NR 17/2019: é preciso modernizar e proteger mais a Saúde dos Trabalhadores
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Revisão da NR 17/2019: é preciso modernizar e proteger mais a Saúde dos Trabalhadores

Nossa equipe trabalha em prol dessa adequação!

Profissionais técnicos da área da ergonomia, saúde do trabalhador, entidades de classe, e pessoas que atuam na área de proteção aos direitos dos trabalhadores pelo trabalho digno e decente divulgam contribuições para a revisão da NR17 buscando a efetividade das ações de prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Caso você deseje aderir a esta proposta, envie seu nome completo e identificação (formação e/ou vínculo institucional se desejar) para nr17revisao@gmail.com até o dia 27/09/2019. Entidades podem aderir da mesma forma.

Sugestões para a elaboração da NR 17 também poderão ser enviadas através do site oficial da Secretaria do Trabalho: http://participa.br/secretaria-de-trabalho/secretaria-de-trabalho-norma-regulamentadora-17-nr-17

ENCAMINHE SUA SUGESTÃO

Proposta de revisão da NR 17

RENAST constitui a principal estratégia par a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema único de Saúde (SUS). Ela articula diversas instituições e atores sociais que compõem o campo da Saúde do Trabalhador e a atuação da rede de serviços dos SUS. Para isso, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) devem desenvolver ações que incluem a estruturação de protocolos, de linhas de cuidado, a capacitação de profissionais da rede, o registro, análise e disseminação de informação e outros instrumentos que favoreçam a integralidade de ações de saúde do trabalhador e o controle social.

Iniciado em 2009, o projeto utiliza sua plataforma na internet para divulgar conteúdos selecionados em buscas sistemáticas ou produzidos pela equipe do projeto e parceiros. Os conteúdos são direcionados principalmente para os profissionais dos CERESTs, mas que devem ser úteis para a RENAST como um todo. No eixo da comunicação, são divulgadas notícias sobre atividades, eventos ou fatos relacionados a temas de interesse, consituindo um panorama atualizado do campo da saúde do trabalhador no Brasil. Do ponto de vista da formação permanente, são reunidos, catalogados e disponibilizados recursos educacionais em formatos diversos tanto para o auto-aprendizado dos profissionais e trabalhadores, quanto para sua utilização em cursos estruturados. O sistema de informação, tem por objetivo reunir, tratar e disponibilizar informações de fontes diversas, organizadas de forma específica para apoiar a priorização, planejamento e ação em saúde do trabalhador.

Além dos conteúdos, o projeto desenvolve ferramentas e práticas de integração pesquisa-ensino-serviço, e trabalho colaborativo utilizando a plataforma da internet, como aplicações de formulários de coleta de dados, ferramentas online de análise de informações, comunidades de prática e ambientes de gestão e trabalho colaborativo.

A partir do ano de 2015 o projeto é incorporado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Mantendo sua proposta original de fomentar a cooperação entre entes da rede, a gestão das atividades do projeto conta com a participação de um comitê editorial que inclui o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/ENSP/Fiocruz), a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGSAT/DSAST/SVS/MS), universidades, grupos de pesquisas, serviços e controle social.

Dessa forma, a RENAST online integra-se à história de mais de 60 anos de dedicação da ENSP na formação profissional em saúde e ciência & tecnologia, como protagonista em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, formulação de políticas públicas e prestação de serviços de referência em saúde. Em especial, o projeto passa a se articular às ações do CESTEH, que desde 1985 atua na formação de recursos humanos para a área da Saúde do trabalhador no SUS e desenvolve metodologias de diagnóstico e intervenção em saúde, trabalho e ambiente.

Renast Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *