/
/
Esporotricose: mais orientações sobre sintomas, causas, prevenção, diagnóstico e tratamento
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Esporotricose: mais orientações sobre sintomas, causas, prevenção, diagnóstico e tratamento

Tenho tido muitos questionamentos sobre ESPOROTRICOSE  e Itraconazol e, por esse motivos, elaborei mais este artigo…

Vou passar o que estudamos e acompanhamos a nível farmacoterapêutico  e sugiro, sempre, para que procurem  o SUS ou um dermatologista especializado em dermatomicoses para que tenha um acompanhamento e um esclarecimento mais objetivo.

Vou passar algumas orientações e os esclarecimentos técnicos tanto do fungo quanto do medicamento (no caso, o Itraconazol).

Vou fazer um resumo simples e nada muito científico. Apenas para que as pessoas possam se orientar um pouco melhor.

Em primeiro lugar, é preciso saber se, realmente, é uma Micose (?) ou seja, uma patologia causada por FUNGOS (temos vários tipos de fungos daí termos vários tipos de micoses, cada fungo  tem sua “preferência” por determinados órgãos ocasionando diferentes tipos de micoses exemplo, uma fungo comum como a conhecida Candida albicans, tem várias preferências….unhas, sistema genital, sistema urinário, pele, e…quase todos os órgãos. O Sporothrix schenckii QUE É O AGENTE DA ESPOTOTRICOSE, precisa ser identificado em cultura, em laboratório.

Os fungos, geralmente, estão por toda parte…o Sporothrix schenckii e está presente no solo, em vegetais, em plantas, em espinhos, em  madeira e outros ambientes além de estar presente nos animais infectados principalmente gatos .

1- Vamos falar de como você adquire a ESPOTOTRICOSE:

Geralmente adquire a infecção pela entrada do fungo na pele ou na mucosa e isso acontece  por meio de um trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira, se o local tem o fungo e você tem uma lesão na pele (as vezes até um corte imperceptível ou, arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato, como mencionei, o agente transmissor mais comum.

2- Vamos falar sobre a  ESPOROTRICOSE:

Primeira pergunta Você tem certeza que é ESPOROTRICOSE?

Para ter certeza tem que ter feito o  diagnóstico laboratorial para identificação do fungo. Isso é importante porque, para cada tipo lesão, temos um tipo de agente.

É realmente uma lesão por fungos?

Qual fungo?

Tem alguma bactéria além do fungo? Muitos leitores relatam que tem muito puz no local da lesão

Isso é feito também pelo diagnostico laboratorial. (cultura de fungos e cultura de bactérias) Isso porque, como eu falei acima, existem MUITOS TIPOS DE FUNGOS E MUITOS TIPOS DE BACTÉRIAS.

Para cada tipo de fungo e para cada tipo de bactéria tem um tipo de medicamento

Os antimicóticos são usados para FUNGOS e os antibióticos são usados para BACTÉRIAS

O Itraconazol é um ANTIMICÓTICO

Na ESPOROTRICOSE, de imediato, não se é preconizado o uso de antibióticos.

2-    Vamos falar sobre o tratamento da ESPOROTRICOSE

O tratamento deve ser realizado após a avaliação clínica e laboratorial e é evidente que, sempre, o que o seu médico prescreve é o que deve ser seguido.

O que você precisa, e realmente escolher o médico que realmente entenda tanto do fungo, quanto do medicamente, sua forma de ação, sua forma de ministrar e mais ainda, o efeito farmacológico das INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS que possa existir, caso você esteja tomando algum medicamento e caso você tenha alguma patologia em que o medicamento sugerido possa interferir.

3-    Vamos falar sobre o medicamento sugerido

Quanto ao fungo da ESPOROTRICOSE –  Sporothrix schenckii x medicamento

Os fungos tem um componente chamado ergosterol. Esse ergosterol é um componente da membrana celular dos fungos que tem funções semelhantes às do colesterol em células animais.

Antifúngicos azólicos (com exceção da abafungina) inibem a enzima lanosterol 14 α-demetilase, a enzima necessária para converter lanosterol em ergosterol. A diminuição de ergosterol na membrana de fungos leva à danos estruturais e funcionais, levando à inibição do crescimento fúngico.

Quando você toma o Itraconazol ele inibe a síntese do ergosterol em células fúngicas. A inibição da sua síntese tem como última consequência um efeito antifúngico. Portanto – o ITRACONAZOL VAI MATAR O FUNGO.

A absorção do Itraconazol  é afetada quando a acidez gástrica está diminuída. Pacientes que utilizam medicamentos antiácidos (ex.: hidróxido de alumínio), estes devem ser administrados, pelo menos, 2 horas após a ingestão do Itraconazol 

Itraconazol é intensamente metabolizado no fígado.

A posologia e a forma de administrar o medicamento é muito importante. O médico precisa dar essa orientação de forma correta, caso contrário, o medicamento pode até perder a sua eficácia e sua eficiência.

A escolha do tratamento para a esporotricose depende essencialmente da forma clínica da doença e do estado imunológico do paciente. (as micoses, assim com as viroses, geralmente tendem a se instalar em pessoas que tem uma baixa imunidade quer por ser mesmo imunodeficiente ou, O MUITO COMUM, que tenham uma queda de imunidade por algum stress, principalmente emocional).

TUDO PRECISA SER AVALIADO!

4-    Vamos falar sobre o os tipos de ESPOROTRICOSE:

SUPONDO QUE REALMENTE VOCÊ TENHA ESPOROTRICOSE…COMO ESTÁ ESSA LESÃO?

Que tipo de esporotricose?

Tem várias formas de esporotricose e, para cada forma, um tratamento mais direcionado.

Esporotricose cutânea: caracteriza-se por uma ou múltiplas lesões, localizadas principalmente nas mãos e braços.

Esporotricose linfocutânea: é a forma clínica mais frequente; são formados pequenos nódulos, localizados na camada da pele mais profunda, seguindo o trajeto do sistema linfático da região corporal afetada. A localização preferencial é nos membros.

Esporotricose extracutânea: quando a doença se espalha para outros locais do corpo, como ossos, mucosas, entre outros, sem comprometimento da pele.

Esporotricose disseminada: acontece quando a doença se dissemina para outros locais do organismo, com comprometimento de vários órgãos e/ou sistemas (pulmão, ossos, fígado).

6- Vamos falar a posologia e a forma de tratamento da  ESPOROTRICOSE:

PARA COMBATER O FUNGO – A Posologia de base é 100 mg (1 ou 2 capsulas) por dia por 3 meses) variando de acordo  com a avaliação médica . SEMPRE, COMO EU DISSE, DEPENDE DA GRAVIDADE E DO EXAME CLÍNICO E DEVE SER PRESCRITO PELO MÉDICO

COMO TOMAR ESSA MEDICAÇÃO  –   ISSO É MUITO IMPRTANTE E OBRIGATÓRIO –

O Itraconazol deve ser administrado por via oral.

As cápsulas devem ser tomadas inteiras com auxílio de água.

Você deve sempre tomar itraconazol cápsulas imediatamente após uma refeição completa, pois este medicamento atua melhor desta maneira.

7- Vamos falar sobre  o prognóstico da ESPOROTRICOSE:

A doença não é considerada grave e tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Após avaliação clínica, orientação e acompanhamento médico, o tratamento deve ser iniciado rapidamente e sua duração pode variar de três a seis meses ou mesmo um ano, até a cura completa, não podendo ser abandonado. 

PROGNÓSTICO – Geralmente, em 3 meses, tem uma boa remissão porém, temos casos de 6 meses a um ano até que o fungo seja totalmente eliminado. Alguns “outros” fatores também são relevantes tais como boa alimentação, bastante hidratação, verificar interações medicamentosas, tomar o medicamento de forma correta, limpar bem as lesões, e, sempre manter a PAZ interior…

8- Vamos falar sobre  a nossa orientação para a ESPOROTRICOSE:

PROCURE UM MEDICO ESPECIALIZADO OU PROCURE O SUS

Os medicamentos utilizados para tratar a esporotricose humana são disponibilizados gratuitamente por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde

Geralmente, em todas as micoses, preconizamos a limpeza perfeita, principalmente para evitar infecções secundárias (bactérias por exemplo).

Higienizar – lavar com água e sabão neutro, água ozonizada e principalmente, o que estamos vendo de forma magnífica a melhora é quando usamos óleo ozonizado.

Limpar a pele com água e sabão e passar o óleo ozonizado.

Sempre deixamos a cicatrização de lesões micóticas serem tratadas ao ar livre mas, as orientações finais devem vir do médico.

Sou farmacêutica-bioquímica – e entendo do fungo e do medicamento. 

O procedimento é do seu médico!

https://noticias.4medic.com.br/bula/itraconazol/#Contra-indicacoes_de_Itraconazol

Notícias:
O aumento do número de casos de esporotricose em Barueri (entre 2019 e o início de junho de 2021 foram diagnosticados 43 gatos com a doença em oito bairros) levou o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses da Prefeitura a intensificar os trabalhos de buscas ativas de novos casos, além de informar as pessoas acerca dos cuidados sobre a doença. 

Outro artigo sobre ESPOROTRICOSE: Esporotricose Humana: sintomas, causas, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Célia Wada

18 Comments

  1. Elza

    Olá, estou tratando esporotricose. Tomei itraconazol a 4 meses praticamente. Faltam apenas 15 comprimidos. As lesões não secaram totalmente. Gostaria de saber se com o envio de fotos me ajudaria a saber se já posso parar de tomar o remédio. Obrigada

    1. Dra. Célia Wada

      ELZA

      BOA NOITE

      Me mande as fotos…fique tranquila, realmente o tratamento leva tempo
      Me passe as fotos pra ver o tipo de lesão e se posso te orientar algum procedimento..

      abraços

      1. Lindsey

        Também gostaria de uma avaliação sobre a minha ferida, estou tomando à 3 meses e ainda tem uma cicatriz.

        1. Dra. Célia Wada

          LINDSEY

          Tem que procurar um serviço especializado. Não fazemos avaliações. apenas, escrevemos nossas experieências e conhecimentos.
          Não temos, por enquanto, clínica para esse atendimento
          Procure um dermatologista ou um serviços especializado na sua cidade
          abraços

  2. Dra. Célia Wada

    Pessoal, bom dia, estou trazendo a pergunta que me foi direcionada por uma leitora que oderá ilustrar e tirar algumas duvidas
    BOM DIA
    SEGUE ALGUMAS RESPOSTAS
    1 – É preciso passar cloro no local que ele fica isolado?  Muito bom lavar com água e sabão e posteriormente passar cloro
    2 – A areia da caixa dele posso jogar o cocô e xixi no lixo comum? sim
    3 – Ele veio pra nós dia 3/11 começamos o tratamento dele em 26/11, todos esses dias que ficamos com ele pegando ele abraçando sem saber que ele estava com esporotricose é possível que tenhamos nós contaminado são três adultos e uma criança? Depende. Se ele arranhou ou mesmo se vocês tiverem algum ferimento, tudo é possível mas não mandatório…vai depender muito se vocês tem um sistema imunológico bom, procure o serviço de zoonose do SUS, eles tem um trabalho muito bom para esporotricose
    4 – Essa doença existe começo meio e fim, há possibilidade dele estar no começo e não ter passado pra gente? Vale a mesma observação acima. E muitos casos, não há transmissão mesmo em outros estágios.
    5 – Não há necessidade de higienizar os utensílios dele todo dia? há sim e muitas vezes, o ideall é duas a três vezes ao dia, dependendo da situação do local  usarmos luvas sempre que fomos manipular ele? SIM, COM CERTEZA! e cuidado para que ele não arranhe brincando ….ai é o perigo…
    6 –  As formas de contágio são apenas por arranhaduras e mordeduras ou existe outras formas de pegar? como eu mencionei, com a pele integra, não há transmissaõ nessa fase pois não há a formação de esporos…eu explico na matéria do site…
    7 – Já marquei um dermatologista pra ir pois estou tossindo não sei se é gripe pois meu filho estava gripado, estou muito preocupada.
    ME MANDE NOTÍCIAS

  3. Kauana

    Boa tarde.
    Fui diagnósticada com esporotricose extra cutânea e estou tendo muitas dores nas articulações do corpo. Estou tomando intraconazol 100ml. Minha dúvida é em quanto tempo começo a sentir os efeitos do remédio. Muito obrigada.

    1. Dra. Célia Wada

      Kauana
      Boa noite
      Os resultados demoram para aparecer. Não deixe de tomar o medicamento e, cocê leu o artigo? Deve tomar SEMPRE com estômago cheio ou seja, nunca tome em jejum. Dou detalhes no artigo
      abraços

  4. Juliana Carreira Guimarães

    o gato da minha mãe estava com essa doença e arranhou a boca da minha mãe,está tomando o remédio e tomou tmb antirrábica,mas parece que cada vez está pior está se queixando até de dor nos dentes e do lábios está saindo feridas no queixo o gato infelizmente morreu!

    1. Dra. Célia Wada

      Juliana
      Desculpe a demora da resposta, estou fora do Brasil e isso compromete demais as respostas pois respondo tudo eu mesma..
      Me fale via e-mail como ela está, fica mais rapido do que pelo site
      Ela precisa ser medicada, fazer exame para ver se realmente é esporotricose e dar andamento no tratamento
      Qualquer coisa, ligue na clínica..InstitutoCADOR onde atendemos…) .11 – 91793 2426
      abraços

  5. Simone Garcia Rodrigues

    oi bom dia o meu nome é Simone Garcia eu estava cuidando de um gatinho com esporotricose e passou pro meu gato e possível passou pra mim no meu corpo saiu alguma feridinha procurei um médico por fim estou tomando itraconazol e a minha filha saiu alguma feridinha e possível ela tbm ter pegado estou com medo dela ter pegado tbm e agora

  6. Alexandre de Jesus Silva

    estou tratando esporotricose à aproximadamente 3 meses sigo firme tomando itraconazol 200ml/dia. li alguns artigos e o que me deixa curioso é que as lesões que surgiram em meu corpo coçam muito e nos relatos que li ninguém fala de coceira.
    Esporotricose coça ou não????

    1. Dra. Célia Wada

      ALEXANDRE
      Geralmente os pacientes não relatam essa reação.
      Você fez exame laboratorial? tem certeza que é esporotricose?

  7. Andressa

    Olá Boa noite meu nome é Andressa,tenho uma criança de 2 anos q eu estou suspeitando que as lesões dela seja esporotricose,médico nenhum conseguiu fechar diagnóstico até hoje ..tô lutando para tratar tem 30 dias sem progresso ..
    pode me ajudar..
    me chama no wattsap q eu te envio fotos 27 98118-7969
    obrigada

    1. Dra. Célia Wada

      Andressa

      Boa noite
      Desculpe a demora, infelizmente, recebo muitos comentários e e-mails e fica impossível responder de imediato pois sou eu mesma que respondo a todos.
      Me mande por e-mail, não consigo ligar para todas as pessoas que me encaminham solicitações pois minhas atividades são muitas…
      Fiz outro artigo, seria interessante você ler apenas como complementação… https://institutocador.com.br/3038-2/
      abraços

  8. Flávia Giaretta

    Olá, estou tratando uma lesão cutânea de esporo com Terbinafina, porém, não teve muita melhora. A médica mudou hoje para o ITRACONAZOL 200mg / dia. Será que neste caso poderei ver resultado mais rápido da medicação? Sinto muito ardor e queimaçào na lesão. É normal?

    1. Dra. Célia Wada

      Flavia
      Em primeiro lugar, você tem a confirmação que sua lesão é ua esporotricose? Fez exames?
      Vou te passar uma explicação técnica… é preciso saber qual o agente da sua lesão pois, para cada “agente etiológico” , usamos um medicamento específico, pelo menos mais indicado. A esporotricose é uma micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii. A Terbinafina, não é preconizada em primeira linha para o Spototrhix schenkii. Em pesquisas abertas e controladas, o Cloridrato de Terbinafina oral foi efetiva no tratamento de Tinea corporis, Tinea cruris, candidíase cutânea e Tinea pedis do tipo mocassim. A cura clínica completa ou a cura micológica foi reportada em 75% a 90% dos pacientes com Tinea corporis ou Tinea pedis e em 60% a 70% daqueles com candidíase cutânea.

      Pacientes com diagnóstico de onicomicose por Trichophyton rubrum (n = 20) e Trichophyton mentagrophytes (n = 2) foram tratados com 250 mg/dia de Cloridrato de Terbinafina oral por 12 semanas. Após 6 meses, 82% dos pacientes apresentaram remissão clínica e micológica, 4,5% das unhas apresentaram anormalidades apesar de exames micológicos serem negativos e cerca de 14% foram classificados como insucesso de tratamento. Em outro estudo observaram-se excelentes condições de cura, até 2 anos após o tratamento. Na quadragésima oitava semana, a cura micológica foi atingida por cerca de 85% dos pacientes e a cura clínica, com o mínimo de lesões residuais, por cerca de 90% dos 100 pacientes tratados.

      O Cloridrato de Terbinafina oral pode ser recomendada no tratamento de dermatofitoses por Trichophyton sp ou Microsporum sp também em crianças, sendo que no caso deste último é necessário um tempo de tratamento mais prolongado, de cerca de 6 semanas de duração.

      leia este artigo – https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-terbinafina/pa#leaflet_description

      abraços

  9. Miriã

    meu filho de 11 anos foi diagnosticado com esporotricose. Ele está tomando itraconazol que o médico passou…em quanto tempo o remédio faz efeito? vai fazer 1 mês ainda…é cedo pra ter resultado?

    1. Dra. Célia Wada

      Miriã – Se ele teve o diagnóstico de Esporotricose, a medicação está correta sim. Quanto aos resultados, variam muito mas, infelizmente, realmente é um tratamento que muitas vezes é bastante longo, dependendo da reação imunológica de cada pessoa.
      Ele está tomando com após refeição, correto?
      Isso é muito importante para que realmente o medicamento seja absorvido.
      Se estiver com lesões, passe óleo ozonizado como tenho falado nos comentários. Ajuda muito.
      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *