/
/
VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O ESOCIAL ?
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O ESOCIAL ?

Você está preparado para o eSocial ?

 

Vamos mais uma vez falar sobre o e-Social e recomendamos a leitura da Revista veja desta semana que traz uma matéria de várias paginas sobre o tema

 

O que é o eSocial?

 

Acreditamos que já seja do conhecimento de todos o que é o eSocial porém, da mesma forma acreditamos que muitas empresas ainda não saibam a importância desse sistema.

 

Um levantamento realizado por uma grande consultoria durante a 2ª Conferência do e-Social, que reuniu cerca de 900 gestores e decisores de negócios de diferentes áreas e segmentos da economia, mostrou a importância de as empresas iniciarem o quanto antes a revisão de seus processos para adequação do eSocial:

 

92% dos entrevistados, a adequação para atender as exigências do eSocial não é tarefa simples.

 

48,9% dos entrevistados trabalham com e perspectiva de 6 a 12 meses para esse processo de adequação.

 

82,6% dos entrevistados acreditam que o eSocial irá gerar uma mudança ampla e complexa nos negócios da empresa

 

47% dos entrevistados afirmaram já ter investimentos planejados para aquisição dos novos softwares por entenderem que isso será necessário para garantir a perfeita adequação de seus processos

 

Fonte: Revista Veja23/07/2014

 

O eSocial é também chamado popularmente como a folha de pagamento digital porém, essa não é a melhor forma de explicitar o processo, não estamos falando, apenas, da folha de pagamento. O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

 

Como sabemos, o eSocial é um  projeto desenvolvido e gerido conjuntamente por cinco órgãos do governo federal: a Caixa Econômica Federal (CAIXA), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social (MPS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Receita Federal do Brasil (RFB).

 

Portanto, o eSocial é a unificação das informações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e fundiárias de todos os trabalhadores. O eSocial é parte integrante do SPED Sistema Publico de Escrituração Digital.

 

Pagamento de salários, aviso de férias, controle de ponto, calculo de INSS, emissão da guia de contribuição previdenciária, CAT,etc, estarão sendo emitidos e enviados concomitantemente.

 

Qualquer que seja o porte da empresa ou mesmo quem emprega um funcionário em sua residência tem inúmeras obrigações trabalhistas e várias tabelas para preencher e enviar e terá que enviar tudo em conformidade coma as exigências preconizadas pelo eSocial.

 

Acreditamos que o impacto inicial será igual ou maior do que foi o da CLT (1943) visto que há aproximadamente 2,5 milhões de empregadores domésticos inclusos nesse novo sistema.

 

As exigências para preenchimento adequado do eSocial demandam informações corretas e precisas de diferentes áreas da empresa sendo o setor trabalhista um dos grandes pontos de conflitos de informações por conta de avaliações e laudos imprecisos ou não conformes.

 

Se quiser mais detalhes e informações, participe do seminário gratuito que será realizado em outubro. Reserve sua vaga – eventos@cmqv.org

 

Corrdenação técnica ASE – Mundoergonomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *