/
/
PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS Partilhar
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS Partilhar

Com o fim do prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2014, os países reunidos na Conferência Rio+20 (2012) concordaram com a necessidade de estabelecer novas metas de desenvolvimento humano – que serão traduzidas por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.

 

A contribuição do setor privado para a definição dos ODS está sendo liderada pelo Pacto Global das Nações Unidas. Em todo o mundo, representantes de empresas de diversos portes são convidados a contribuir com as prioridades e os mecanismos de implementação dessas metas, que deverão ter um prazo de 15 anos para ser cumpridas.

 

Em 2013, o Pacto Global realizou uma pesquisa com mais de 1700 organizações, em cerca de 100 países, para definir os principais focos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Brasil participou com 99 empresas. Dez temas foram apontados:

 

1. Prosperidade e Equidade – Acabar com a pobreza e fomentar a prosperidade por meio do crescimento econômico

 

2. Educação – Educação de qualidade para todos

 

3. Empoderamento da Mulher e Equidade de Gênero – Atingir o empoderamento de meninas e mulheres

 

4. Saúde – Cobertura universal de Saúde

 

5. Alimentos e Agricultura – Boa nutrição para todos, por meio de sistemas de agricultura sustentáveis

 

6. Água e Saneamento – Água e saneamento para todos

 

7. Energia e Clima – Energia sustentável para todos

 

8. Paz e Estabilidade – Construir sociedades onde existam paz e estabilidade

 

9. Infraestrutura e Tecnologia – Modernizar infraestrutura e tecnologia

 

10. Boa Governança e Direitos Humanos – Boa governança e promoção dos direitos humanos universalmente

 

O seguimento a este processo será uma consulta online, promovida pelo Pacto Global em parceria com a Organização das Nações para o Desenvolvimento Industrial – ONUDI. Desta vez, a meta é definir os meios práticos para efetivar esses objetivos.

 

O questionário online irá reunir opiniões sobre os seguintes temas: Desenvolvimento de políticas públicas que promovam a sustentabilidade corporativa; Promoção de parcerias; Incentivo a práticas financeiras sustentáveis; Posicionamento das pequenas e médias empresas; e Construção da confiança pelo avanço da transparência e da prestação de contas.

 

Podem participar empresas signatárias e não signatárias do Pacto Global. Clique aqui para acessar o site da pesquisa [em inglês]. O prazo termina em 25 de julho.

 

A etapa final desse processo irá ocorrer durante consulta presencial, em São Paulo, no mês de agosto, com realização da Rede Brasileira do Pacto Global.

 

fonte: http://www.pactoglobal.org.br/Artigo/132/Pacto-Global-promove-consulta-online-sobre-Objetivos-do-Desenvolvimento-Sustentavel-da-ONU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *