Este material está muito bem explicado no vídeo abaixo da nutricionista Patricia Leite. Importante assistir.
L- Carnitina – Queima gordura, aumenta resistência muscular e acelera a recuperação muscular pós treino.
Embora seja classificada como um aminoácido, a L-Carnitina é na verdade um composto semelhante a um aminoácido e a uma vitamina. Formada no fígado e rins a partir dos aminoácidos metionina e lisina, a L-carnitina permanece estocada em diversos tecidos, inclusive o muscular.
A L-carnitina atua com a melhora da capacidade aeróbia estimulando a utilização da gordura como substrato energético durante os exercícios de longa duração
É possível também obter L-carnitina a partir do consumo de determinados alimentos, como a carne vermelha, o abacate e os grãos de soja. Seu nome, aliás, vem do latim “Carno”, que significa exatamente carne, que pode ser considerada a melhor fonte natural de L-Carnitina.
Uma das principais funções da L-Carnitina no organismo é participar do metabolismo das gorduras, transportando os ácidos graxos para as mitocôndrias, as estruturas celulares responsáveis pela produção de energia. Basicamente, a L-Carnitina garante que a gordura (além dos carboidratos) seja utilizada para gerar energia para o organismo.
Assim, o papel principal da L-Carnitina segundo um estudo publicado em 2004 no Annals of the New York Academy of Sciences é atuar na função da mitocôndria e na produção de energia.
Diversas pesquisas têm indicado que a L-Carnitina acelera a queima de gordura, motivo pelo qual o composto está presente em uma série de suplementos termogênicos para queimar gordura.
Além disso, como estimula uma linha secundária de produção de energia, a L-Carnitina acaba poupando as reservas de glicogênio muscular, o que se traduz em maior resistência muscular durante os treinos de força.
A L-Carnitina também serve para elevar a produção de óxido nítrico (NO2), gás que causa aumento do fluxo sanguíneo através da vasodilatação. E como o sangue é o meio de transporte dos nutrientes, um aumento do fluxo sanguíneo significa um envio de mais oxigênio e outros nutrientes para as células musculares poderem se regenerar após o exercício. Conforme dados publicados em 2009 na revista Hypertension, isso também é extremamente importante para a prevenção e tratamento de doenças cardíacas.
A L-Carnitina auxilia no processo anti fadiga miticondria.
Resumindo: a L-Carnitina serve para queimar gordura, aumentar a resistência muscular (reduzindo a fadiga) e acelerar a recuperação das fibras musculares após os treinos.
Como nos outros artigos sobre suplementos, trouxemos um vídeo muito especial e esclarecedor da nossa querida nutricionista Dra. Patrica Leite. Conheça o canal da Dra. Patricia, será muito ítil para sua saúde.
Dra. Célia Wada
ATENÇÃO – Os suplementos podem interagir com medicamentos sob receita e com medicamentos sem receita. Essas interações podem vir a intensificar ou reduzir a eficácia de um medicamento ou causar um efeito colateral sério. Antes de tomar qualquer suplemento ou medicamento, é importante consultar o médico ou um farmacêutico – bioquímico, para prevenir a ocorrência de tais interações, bem como especificar sua necessidade.