#retornoconsciente #retornoseguro
A vida continua e o relaxamento do lockdown é necessário para essa continuidade.
Para que esse relaxamento não tenha risco da curva epidemiológica subir novamente, medidas devem ser tomadas e planejadas para esse relaxamento.
O mais importante no momento é o que chamamos de relaxamento consciente, isso é, assegurar a saúde da coletividade, utilizando-se dos meios necessários para evitar a proliferação da doença, e, ainda mais, oferecer a população orientação para um posicionamento e uma atitude consciente.
Empresas, estabelecimentos comerciais, escolas, e mesmo, profissionais liberais enfim todos os indivíduos, devem saber o que fazer e como fazer para se proteger e proteger quem está ao seu redor.
Com o relaxamento, muitas pessoas que estavam em suas casas, agora voltam para as ruas e, precisam estar protegida. Sempre lembrando que o COVID19 ainda não foi contido…
A SITUAÇÃO IMUNOLOGICA DE UM INDIVÍDUO RELATIVO A UM DETERMINADO AGENTE SÓ PODE SER CONHECIDA MEDIANTE EXAMES LABORATORIAIS.
A confirmação etiológica da infecção pelo vírus COVID-19 (SARS-CoV-2) e a situação do indivíduo com relação a sua imunidade só pode ser feita mediante a esses exames.
PARA CADA SITUAÇÃO, É NECESSÁRIO UM TIPO DE EXAME
A interpretação adequada dos resultados obtidos em qualquer tipo de teste deve ser realizada
cuidadosamente e levando em consideração a situação do indivíduo, a dinâmica da infecção caso já esteja instalada, o risco da infecção, a amostra a ser utilizada, o objetivo do teste para o qual uma amostra é coletada (diagnóstico, soroprevalência, etc.) e, acima de tudo, QUAL O PROTOCOLO ESTABELECIDO ou seja – VAI FAZER QUAL TESTE COM QUAL FINALIDADE
Testes e protocolo para o COVID19
Todos querem fazer os testes para o COVID19 mas, qual a finalidade de fazer o teste?
Não adianta fazer um teste sem saber o que vai fazer com o resultado obtido.
Por que fazer o teste? Quando fazer teste? Que tipo de teste?
Cada teste “mede” um fator. Uns medem o antígeno e outros medem os anticorpos.
Os métodos usados para cada determinação também são variados. Uns mais sensíveis e outros menos sensíveis.
Uns específicos e outros pouco específicos
A época, o motivo e a situação em que o indivíduo vai fazer o teste é importante para saber qual teste ele deve fazer e o que fazer com o resultado de forma OBJETIVA.
Por exemplo, se a pessoa acabou de ser contaminada pelo vírus, não adianta fazer o teste de IgM e IgG porque seu organismo ainda não formou esses anticorpos.
Outra coisa, será que fazendo um teste hoje, o resultado será o mesmo que se for feito amanhã? Como sempre, a resposta é DEPENDE. E aí, depende do teste, da finalidade do teste, da exposição do paciente e de uma série de fatores.
Na realidade, o teste para diagnóstico e para prevenção tem protocolos distintos, épocas diferentes para serem realizados e metodologias associadas.
Por todos esses opcionais existentes é que fazemos a GESTÃO DE ENCAMINHAMENTO E PROTOCOLO
Peça mais detalhes do Procotolo de testes: #riscocovid
Veja no desenho esquemático abaixo como o virus interage no organismo.
Veja na tabela abaixo, um pequeno exemplo das conclusões que são possíveis ter de acordo com o resultado de cada teste.
gráfico elucidativo
RESUMINDO:
Tudo deve seguir um protocolo e esse protocolo DEPENDE do objetivo da realização do teste:
PROTOCOLO CO19 1 – Para individuo assintomáticos (procedimento preventivo para trabalhadores, empresas, profissionais de EAS e de risco com orientação, isolamento e acompanhamento ).
PROTOCOLO CO19 2 – Para individuo assintomático pós contato com paciente COVID19 positivo (procedimento preventivo com orientação, isolamento e acompanhamento).
PROTOCOLO CO19 3 – Para paciente sintomático sem contato com paciente COVID19 positivo (procedimento preventivo com orientação de isolamento e acompanhamento).
PROTOCOLO CO19 4 – Para paciente sintomático pós contato com caso positivo COVID-19. (procedimento preventivo com orientação de isolamento e acompanhamento).
Em cada protocolo é especificado: testes a serem realizados com interpretação e laudos, procedimentos básicos de higienização local e pessoal, procedimentos preventivos, orientações de procedimentos e acompanhamento.
Nossa equipe está à disposição para auxiliar na montagem e na realização do PROTOCOLO COVID19: escolha dos testes de acordo com a finalidade, avaliação dos kits a serem utilizados, realização dos testes, padronização das ações preventivas e corretivas, gestão de procedimentos, análise de resultados, análise de riscos e interpretação dos resultados
Caso tenha interesse, solicite explicações técnicas sobre o que é o COVID19, o que é anticorpo, quais os testes existentes e qualquer outra informação – estamos a disposição.
CMQV – Equipe de saúde e segurança
Contato direto cmqv@cmqv.org
Responsável técnica
Dra. Célia Wada
farmacêutica – bioquímica
CRF-SP 7043
#retornoconsciente