Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Dia Mundial da Saúde 2024 é comemorado em 7 de abril

O direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado no mundo.

Os conflitos devastam vidas e causam morte, dor, fome e sofrimento psicológico.

A queima de combustíveis fósseis está impulsionando a crise climática e retirando o nosso direito de respirar ar puro. A poluição do ar interior e exterior ceifa uma vida a cada cinco segundos.

O Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS concluiu que, embora pelo menos 140 países reconheçam a saúde como um direito humano na sua constituição, apenas quatro mencionaram como financiá-la.

Para enfrentar esses tipos de desafios, o tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”.

O tema deste ano foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.

A OMS reforça a luta pela equidade sanitária e insiste no objetivo de promover saúde de qualidade em todas as regiões do mundo.

Significado do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado a cada 7 de abril, data que marca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2024, a entidade completa o seu 76º aniversário.

Diferentes países do mundo se reuniram, em 1948, e criaram a OMS – Organização Mundial da Saúde

A organização também usa a data para motivar a comunidade global a enfrentar os desafios atuais e futuros na área da saúde.

Tema do Dia Mundial da Saúde em 2024: “Minha saúde, meu direito”

Em 1948, no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, entrou em vigor a Constituição da OMS, um tratado pelo qual as nações reconheciam que a saúde era não só um direito humano fundamental, mas também essencial para a paz e a segurança.

O objetivo da criação da OMS é promover a saúde, manter o mundo seguro e ajudar as pessoas mais vulneráveis de modo que todas possam atingir o mais alto padrão de saúde e bem-estar.

Ao longo de sete décadas e meia, houve avanços notáveis na proteção das pessoas contra doenças e catástrofes, declarou a OMS em comunicado de imprensa.

Entre as melhorias mais notáveis ao longo dos anos, a OMS enumera a erradicação da varíola, a redução da incidência da poliomielite em 99%, milhões de vidas salvas graças à imunização infantil, o declínio da mortalidade materna e a melhoria da saúde e bem-estar de outros milhões de indivíduos.

enviado por : Dra. Célia Wada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *