/
/
CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO REGULAMENTA ATUAÇÃO DE FARMACÊUTICOS NA OZONIOTERAPIA
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO REGULAMENTA ATUAÇÃO DE FARMACÊUTICOS NA OZONIOTERAPIA

Resolução nº 685, de 30 de janeiro de 2020, reconhece a atuação do farmacêutico na Ozonioterapia clínica e estética, como terapia complementar e integrativa e agora regulamenta a atuação na área.

A Ozonioterapia tem sido considerada como terapia alternativa para várias enfermidades por meio da aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio no organismo.

Nos casos de tratamento de herpes, artrite, câncer, doenças cardíacas e infecção pelo HIV, o procedimento inclui a retirada de 50 a 100 ml de sangue do paciente com uma seringa.

O sangue é tratado com ozônio e oxigênio e, depois, inserido novamente no paciente com uma injeção intramuscular.

Embora ainda não tenha muitas evidências científicas, esta terapia tem sido utilizada por profissionais da saúde para vários tipos de câncer, no combate a tumores, reduzindo os efeitos colaterais da Radioterapia e da Quimioterapia.

Neste mês, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução no Diário Oficial da União, que regulamenta a atribuição do farmacêutico na prática da Ozonioterapia.

A Resolução nº 685, de 30 de janeiro de 2020, reconhece a atuação do farmacêutico na Ozonioterapia clínica e estética, como terapia complementar e integrativa.

“Com a regulamentação, o farmacêutico poderá requerer sua habilitação no CRF de sua jurisdição, desde que atenda aos requisitos previstos na resolução”, aponta Sandro Jorge Januário, Coordenador da Pós-graduação de Farmácia Clínica e de Farmácia Hospitalar em Oncologia, além de ser docente da pós-graduação em Estética do IPESSP.

“Pretendemos fazer da Ozonioterapia um portal de esperança para muitas enfermidades”

RESOLUÇÃO Nº 685 DOU – CFF

Enviado por Dra. Célia Wada – CFR-SP 7043

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *