/
/
EX-DEKASSEGUI LANÇA LIVRO SOBRE READAPTAÇÃO NO BRASIL
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

EX-DEKASSEGUI LANÇA LIVRO SOBRE READAPTAÇÃO NO BRASIL

Milhares de brasileiros que vieram ao Japão e tantos outros que já retornaram devem ter muitas histórias de sonhos, dificuldades, desilusões e dificuldade de readaptação em seu próprio país. Mas é possível voltar e ter sucesso naquilo que você se propôs?

O ex-dekassegui Edson Katayama trabalhou oito anos e meio no Japão e conta a sua experiência de retornado e passa mensagem de fé e esperança com o livro “Voltei prá ficar – A saga dos retornados dekasseguis ao Brasil”.

Katayama chegou ao Japão no final de 1990 na cidade de Sussono(Shizuoka).
Trabalhou em Inazawa (Aichi), Tóquio e Nagano. Retornou com a família em 1.999 e voltou a estudar. Formou-se em sociologia e hoje tem uma empresa de consultoria empresarial em São Paulo.

Neste livro dedicado aos dekasseguis, tanto aos que ainda se encontram no Japão, mas principalmente àqueles que retornam ao Brasil, o autor expõe a sua preocupação e até angústia ao vivenciar e testemunhar uma situação recorrente, que é o fracasso de tantos brasileiros que, ao retornar, não conseguem viabilizar os seus projetos de vida acalentados durante os anos de sacrifícios e dificuldades trabalhando no Japão.

“Tenho como objetivo fortalecer o movimento dekassegui através das pessoas que se sensibilizam pela causa e que estão realmente comprometidas em reverter esse processo de desperdiçar tanto trabalho e sacrifício no Japão para chegar aqui no Brasil e perder tudo.”

Baseado em sua experiência pessoal nos quase dez anos trabalhando nas fábricas japonesas e em registros e observações, o autor interpreta o penoso caminho de retorno de milhares de brasileiros que buscam a readaptação ao meio e as “armadilhas” encontradas nos caminhos rumo à realização material de seus sonhos.

Destaca ainda o importante papel das entidades nipo-brasileiras que promovem cursos e palestras, e desenvolvem projetos de inserção social e econômica envolvendo a iniciativa privada e órgãos governamentais.

“Confesso que a sensação de estar vivo é mais forte e emocionante quando procuramos uma resposta verdadeira para nossa real existência buscando superar as adversidades enfrentando os desafios que nos acontecem em qualquer lugar do mundo”, revela Katayama.

Nas entrelinhas, passa uma mensagem de fé e esperança salientando sua experiência pessoal, de que até mesmo um sonho que parece impossível, como a edição de um livro, é possível de ser concretizado.

reportagem: http://portalwebnews.com/index.php/2011/08/09/ex-dekassegui-lanca-livro-sobre-readaptacao-no-brasil/comment-page-1/#comment-9317

Para aquisição do livro e contato com o autor

Edson Katayama disse:

Muito obrigado pela matéria e divulgação do meu livro Voltei prá ficar….

Gostaria de deixar contato para aqueles que se interessarem para aquisição… enviar um email para edkata@ig.com.br solicitando ok….

Estarei a disposição,

Grande abraço,

Edson K. Katayama
55-11-9619-2605

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *