/
/
Miocardite – Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Miocardite – Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Miocardite – Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

7 de maio de 2023

Estas notícias sobre surtos de doenças foram publicadas pela primeira vez em 16 de maio de 2023 e posteriormente atualizadas em 17 de maio de 2023 para corrigir o número de casos, mortes e o número de casos com teste de PCR.

Visão geral da situação

Em 5 de abril de 2023, o Ponto Focal Nacional do RSI para o Reino Unido informou a OMS sobre um aumento de miocardite grave em neonatos associada à infecção por enterovírus no País de Gales. Entre junho de 2022 e abril de 2023, dez recém-nascidos hospitalizados com teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) positivo para enterovírus apresentaram miocardite. Sete dos dez casos tiveram mais subtipagem, com coxsackie B3 ou coxsackie B4 identificados. Em 5 de maio de 2023, um paciente ainda estava hospitalizado e um havia falecido.

Embora as infecções por enterovírus sejam comuns em neonatos e lactentes jovens, o aumento relatado de miocardite com desfechos graves em neonatos e lactentes associados à infecção por enterovírus é incomum.

Descrição da situação

Em 5 de abril de 2023, o Ponto Focal Nacional do RSI para o Reino Unido informou a OMS sobre um aumento de miocardite grave em neonatos e lactentes associada à infecção por enterovírus no País de Gales.

Entre junho de 2022 e abril de 2023, dez neonatos, com menos de 28 dias de vida, apresentaram quadro compatível com miocardite e PCR positivo para enterovírus. Sete casos foram tratados em terapia intensiva e um caso morreu antes da transferência para cuidados terciários. Os casos apresentaram características de sepse, miocardite ou parada cardiorrespiratória. O pico de incidência de casos foi em novembro de 2022, com casos esporádicos nos demais meses.

O teste de PCR para enterovírus de todos os dez casos (com amostras de sangue, esfregaço da garganta, esfregaço nasal, aspirado nasofaríngeo ou líquido cefalorraquidiano) confirmou a presença de um enterovírus, subtipando (quando disponível) para coxsackie B3 ou coxsackie B4.

Suporte de cuidados intensivos, incluindo intubação, ventilação e suporte circulatório, foi fornecido aos pacientes que foram para terapia intensiva.

Em 5 de maio de 2023, um paciente ainda estava hospitalizado e um havia falecido.

O aumento relatado de miocardite grave em neonatos e lactentes associado à infecção por enterovírus é incomum. No hospital terciário que cobre a região de South Wales, dois outros casos semelhantes foram identificados nos 6 anos anteriores a junho de 2022.

Outros cinco casos foram identificados no mesmo período no sudoeste da Inglaterra. Nenhuma informação adicional está atualmente disponível sobre esses casos. Detalhes de cinco dos casos do sul do País de Gales e três dos casos adicionais do sudoeste da Inglaterra foram publicados recentemente (Ng et al., 2023).

Epidemiologia da Miocardite (infecciosa aguda)

A miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco (miocárdio). A causa mais comum de miocardite é a infecção viral (por exemplo, enterovírus), mas também pode ser causada por uma infecção bacteriana, uma reação a um medicamento ou uma doença autoimune. Os sintomas de miocardite incluem dor no peito nova e persistente, falta de ar e palpitações cardíacas (batimentos cardíacos acelerados ou acelerados).

Os enterovírus podem causar várias doenças infecciosas e são responsáveis ​​por epidemias anuais. Geralmente são leves, mas descobriu-se que afetam os recém-nascidos de maneira diferente e, muitas vezes, mais severamente do que as crianças mais velhas. Existem múltiplas vias de transmissão, principalmente no período neonatal. O incidente relatado representa um aumento tanto no número quanto na gravidade das infecções por enterovírus (coxsackievírus) em bebês com menos de um mês de idade. Há aumento da morbidade e mortalidade associadas ao incidente atual. 

Resposta de saúde pública

Em 28 de fevereiro de 2023, os pediatras da região de South Wales foram alertados sobre os casos recentes, com conselhos para considerar a miocardite em bebês e neonatos em estado de choque. Uma nota informativa para médicos, microbiologistas, conselhos de saúde e equipes de saúde pública foi enviada da Public Health Wales em 3 de maio de 2023, após uma reunião de incidente no País de Gales em 26 de abril de 2023.

Uma equipe de gerenciamento de incidentes criada pelas autoridades do Reino Unido está analisando as evidências de todas as regiões inglesas e países do Reino Unido e concorda com as próximas etapas de resposta. As investigações epidemiológicas estão em andamento.

Avaliação de risco da OMS

De acordo com as autoridades do Reino Unido, uma revisão dos dados anteriores dos seis anos anteriores do mesmo centro de atendimento terciário no País de Gales, Reino Unido, identificou apenas dois casos semelhantes antes de junho de 2022 (que podem ou não estar ligados a o incidente atual).

Com base nas informações limitadas disponíveis neste momento, a OMS avalia que o risco de saúde pública para a população em geral é baixo. No entanto, o transporte assintomático e a disseminação do vírus infeccioso é uma característica da infecção por enterovírus e houve pouca evidência nesta série de casos de infecção materna antes ou durante o parto. Como a infecção por enterovírus muitas vezes não está entre as doenças de notificação obrigatória nos Estados Membros, casos adicionais de infecções neonatais graves por enterovírus podem não ter sido diagnosticados e/ou notificados em outros lugares.

conselho da OMS

Os enterovírus não poliomielite são comuns e distribuídos em todo o mundo. Embora as infecções geralmente sejam assintomáticas, outras apresentam infecções leves a moderadas do trato respiratório. Os sintomas incluem febre, coriza e fraqueza corporal. Esses vírus também estão associados a surtos ocasionais nos quais uma proporção anormalmente alta de pacientes desenvolve doença clínica, às vezes com consequências graves e fatais – neste caso, miocardite. Os médicos que atendem bebês e recém-nascidos em choque podem considerar o diagnóstico de miocardite e considerar o teste para enterovírus.

Nenhuma terapia antiviral específica está disponível e o tratamento se concentra na prevenção de complicações. Como não existe vacina para este vírus, as medidas de controle durante os surtos concentram-se em medidas clássicas de higiene, incluindo lavagem frequente das mãos e desinfecção de roupas e superfícies sujas. Em certas situações, pode ser aconselhável fechar creches e escolas para reduzir a intensidade da transmissão.

A OMS não recomenda nenhuma restrição de viagem e/ou comércio para o Reino Unido com base nas informações disponíveis para este evento.

Notícia na íntegra – Ler aqui

Notícia encaminhada pela Dra. Célia Wada

Outras informações

Referência citável:  Organização Mundial da Saúde (17 de maio de 2023). Notícias sobre surtos de doenças; Miocardite (infecciosa aguda) – Reino Unido. Disponível em:  https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/2023-DON465 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *