/
/
1°Congresso Brasileirode Terapias Integrativas Complementares
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

1°Congresso Brasileirode Terapias Integrativas Complementares

PRESS RELEASE – CONGRESSO- versão base

1°CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES.

Catalisando a sabedoria antiga e a ciência moderna para a saúde das pessoas e do planeta (GCTM)

Único Congresso na área das terapias integrativas complementares que abordará todas as 29 praticas presentes na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares entre outras.

Palavras do presidente

Neste momento em que nos encontramos, voltamos nosso olhar para o homem em busca de sua saúde global.

Dada a importância e relevância do tema, este congresso irá apresentar e reunir informações, orientações e diretrizes para implementação dessas terapias.

Congresso está sendo criado com base no Centro Global de Medicina Tradicional da OMS (GCTM). O Centro Global de Medicina Tradicional da OMS (GCTM) é um centro de conhecimento para a medicina tradicional. Como parte da estratégia geral de medicina tradicional da OMS, ela tem foco estratégico em evidências e aprendizado, dados e análises, sustentabilidade e equidade, inovação e tecnologia para otimizar a contribuição da medicina tradicional para a saúde global e o desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, o respeito pelas heranças, recursos e direitos locais é um princípio orientador.

As terapias Integrativas Complementares, conhecidas também como MEDICINA TRADICIONAL fazem parte da vida de quase toda população em busca de melhor qualidade de vida.

Estima-se que 88% de todos os países usam medicina tradicional, como fitoterápicos, acupuntura, ioga, terapias indígenas e outras. Cento e setenta Estados Membros relatam o uso de medicina tradicional, e sua solicitação prioritária à OMS é de evidências e dados para informar políticas, padrões e estruturas regulatórias para uso seguro, econômico e equitativo.

A medicina tradicional tem sido um recurso integral para a saúde há séculos em comunidades ao redor do mundo, e ainda é um esteio para alguns com desigualdades no acesso à medicina convencional. A prática sociocultural e as heranças da biodiversidade da medicina tradicional são recursos inestimáveis para desenvolver um desenvolvimento sustentável inclusivo e diversificado.

A medicina tradicional também faz parte das crescentes indústrias globais de saúde, bem-estar, beleza e farmacêutica de trilhões de dólares. Mais de 40% das formulações farmacêuticas são baseadas em produtos naturais e medicamentos de referência, incluindo aspirina e artemisinina, originários da medicina tradicional. A contribuição da medicina tradicional para os sistemas nacionais de saúde ainda não foi totalmente realizada, pois milhões de trabalhadores, instalações, despesas e produtos de medicina tradicional credenciados não são totalmente contabilizados. Aumentar as capacidades da OMS para atender a essas necessidades de conhecimento foi um dos principais objetivos do Centro Global de Medicina Tradicional da OMS (GCTM).

Aumentar a capacidade dos profissionais para atender a essas necessidades de conhecimento será um dos principais objetivos

Apresentar para a população, divulgar, difundir, informar e orientar de forma correta e objetiva a medicina tradicional e suas práticas em prol da saúde é a nossa finalidade.

Bom congresso a todos

DIRETRIZ DO CONGRESSO

O SER humano não é apenas uma máquina.

É preciso considerar o indivíduo na sua dimensão global levando em conta sua singularidade quanto aos seu processos individuais de estilo de vida.

É preciso buscar  explicações para seus processos de adoecimento e de saúde.

É preciso buscar sistemas e recursos envolvendo abordagens que visam estimular os mecanismos naturais de danificações à saúde, prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente, com a sociedade e com a “filosofia” da nova era em que vivemos.

O cuidar das pessoas vai muito além de olhar para a doença. É preciso voltar o olhar para o indivíduo.

A medicina tradicional tem uma longa história, ancestralidade ou tradição. É a soma de conhecimentos, capacidades e práticas baseadas em teorias, crenças e experiências de diferentes culturas, explicáveis pelos métodos científicos atuais ou não, utilizadas para manter a saúde e prevenir, diagnosticar, melhorar ou tratar doenças físicas e mentais – segundo a OMS.

As medicinas tradicionais complementares e integrativas constituem um importante modelo de cuidado à saúde ao considerar o indivíduo em sua integralidade, singularidade e complexidade, levando em conta sua inserção sociocultural com ênfase na relação profissional/usuário, o que contribui para a humanização da atenção.

As MTCI (Medicina Tradicional Complementar Integrativa) promovem uma visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado; atuam igualmente para o empoderamento dos sujeitos, favorecendo a percepção dos processos de adoecimento. Desta forma, possibilita o uso racional das ações e serviços de saúde, com impacto nos custos do sistema de saúde.

O Brasil é referência mundial no campo das MTCI no que diz respeito à inserção destas práticas no sistema público de saúde. 

Aqui, apresentaremos a todos essa medicina, essas terapias integrativas.

A saúde é bem vinda, não importa de onde venha…

BREVE APRESENTAÇÃO CONGRESSO:

Apresentação da Práticas Integrativas Complementares (Medicina Tradicional) ao público com informações técnicas, esclarecimentos objetivos, atualizações e vivências. Compreender conceito e princípios das Terapias Integrativas Complementares e da Medicina Integrativa na promoção da saúde, bem-estar e suas bases teórico-práticas

Atualização técnico científica dos profissionais de Práticas Integrativas (palestras)

Apresentações das entidades responsáveis pelas várias modalidades

Apresentações de estabelecimentos que promovem as Práticas Integrativas Complementares.

Apresentação de fornecedores de equipamentos e produtos para práticas integrativas

Discussões de casos

Apresentações especiais

Catalisando a sabedoria antiga e a ciência moderna para a saúde das pessoas e do planeta

1°Congresso Brasileiro de Terapias Integrativas Complementares 24, 25 26 de outubro de 2024

Data prevista: dias 24,25 e 26 de outubro de 2024
Local São Paulo – Espaço a ser definido.

NOTA IMPORTANTE – A DATA SERÁ CONFIRMADA APÓS TERMOS TODAS AS 29 PRATICAS COM SEUS ESPECIALISTAS CONFIRMADOS
Deixe sua mensagem e sua intenção de participação para receber maiores informações

FALE CONOSCO

25 Comments

  1. IVANA AGUIAR

    BOM DIA, QUERO RECEBER MASI DETALHES SOBRE O CONGRESSO EM OUTUBRO DE 2024

    1. Dra. Célia Wada

      IVANA
      BOA TARDE
      Passaremos notícias para você
      Estamos participando da criação de um portal direcionado a informações sobre medicina integrativa e as práticas integrativa
      http://www.consultevida.com.br ainda está em formação, também está previsto a finalização do portal na época do congresso
      O portal terá, APENAS, informações técnicas certificadas.
      obriagda pelo contato

    2. Ana Beatriz Reis

      Olá bom dia
      Gostaria de ter acesso aos detalhes do congresso
      Por exemplo as palestras são a português ou english?
      Atentamente
      Ana Reis

  2. Omar Viana Hadad

    Boa tarde Dra Célia.
    Sou o Prof. Omar Viana Hadad, idealizador do Método da Revitalização Vibracional e da Matemáticoterapia, por serem trabalhos genuinamente brasileiros, não possuem o mesmo alcance dos desenvolvidos no estrangeiro, embora ter várias matérias em jornais como O Globo, da Tarde, Revista Vida Simples e participado como conferencista em dóis congressos internacionais.
    Desejo ser informado caso a pauta de conferências ainda se encontra aberta, caso positivo, como proceder para participar como conferencista.
    Aguardo pelo retorno,
    Atenciosamente,
    Omar.

    1. Dra. Célia Wada

      Boa tarde
      Fiquei muito feliz com seu comentário e vou te encaminhar um e-mail direto para saber mais sobre seu método e teremos imenso prazer em divulga-lo no nosso congresso sobre as práticas integrativas.Precisamos esclarecer as pessoas sobre o assunto
      Fico á disposição – meu telefone para conversarmos – 11 991811259
      att

  3. Aline Gouveia

    Tenho interesse em participar do Congresso

    1. Dra. Célia Wada

      Aline
      Bom dia
      Vou deixar seu e-mail no grupo de interessados e te passarei assim que tiver mais detalhes
      Mande seu curriculo e suas expectativas. Estamos fazendo isso para termos idéia do publico.
      De onde você é?
      Abraços

  4. Rivana Souza Batista

    Boa tarde Dra Célia.
    Sou Rivana, Ms em quimica e terapeuta holística , trabalho com terapia floral com mulheres fibromialgialgicas com remissão dos sintomas. Desejo escrever artigos sobre os casos clínicos nesse próximo congresso 2024.

    1. Dra. Célia Wada

      RIVANA
      Como já te falei, colocarei seu e-mail no mailing
      Conte suas experiências…são importantes..
      abraços

  5. Rivana Souza Batista

    Bom dia
    Gostaria de saber como participar

    1. Dra. Célia Wada

      RIVANA
      vOU COLOCAR SEU E-MAIL EM NOSSO MAILING
      OBRIGADA!

  6. Christina Jun Sugo

    Bom Dia !! Tenho grande interesse em participar deste Congresso ! Aguardo informações (local do evento, horários do evento, valores) por e-mail ou mesmo Whatsapp. Muito agradecida.

    1. Dra. Célia Wada

      Prezada CHRISTINA
      bom dia
      Obrigada por seu interesse. Vamos colocar seu nome e e-mail no mailings para mais informações.Esse será o primeiro Congresso sobre as Práticas Integrativas Complementares e as exigências da equipe de coordenação está bastante rigorosa. Estão sendo selecionados APENAS representantes HABILITADOS E CAPACITADOS em cada uma das práticas o que está sendo bastante difícil essa seleção. Existem muitas pessoas e muitas clínicas que se dizem especialistas porém não estão realmente se enquadrando dentro dos parâmetros necessários.Temos tido muita dificuldade nesse sentido.Estou com seu e-mail e te mantenho informada
      obrigada
      Abraços

  7. Paola Danze

    Olá , gostaria de participar do congresso de 2024! Já trabalho com práticas integrativas no SUS e estou em busca de mais conhecimento.

    1. Dra. Célia Wada

      Prezada Paola
      Boa tarde
      Obrigada por seu interesse. Vamos colocar seu nome e e-mail nos mailings para mais informações.
      Como tenho explicado, esse será o primeiro Congresso técnico – informativo sobre as 29 Práticas Integrativas Complementares e as exigências da equipe de coordenação está bastante rigorosa.
      Para ministrar as aulas informativas e montar cada grupo integrativo especializado, estão sendo selecionados APENAS representantes HABILITADOS E CAPACITADOS em cada uma das práticas o que está sendo bastante difícil nessa seleção.
      Existem muitas pessoas e muitas clínicas que se dizem especialistas porém não estão realmente se enquadrando dentro dos parâmetros e exigências legais e técnicas necessários.
      Temos tido muita dificuldade nesse sentido.
      Estou com seu e-mail e te mantenho informada
      Sempre estamos dispostos a sugestões.
      Em breve colocaremos no portal mais informações
      grata

  8. Manoela Gallon Pitta

    Olá! Vocês terão apresentação de trabalhos no congresso? Tenho interesse em maiores informações. Obrigada!

    1. Dra. Célia Wada

      Manoel
      Obrigada por seu interesse. Vamos colocar seu nome e e-mail nos mailings para mais informações.
      Como eu tenho explicado, esse será o primeiro Congresso técnico – informativo sobre as 29 Práticas Integrativas Complementares e as exigências da equipe de coordenação estão bastante rigorosas.
      Teremos a sessão de apresentação de trabalhos e a coordenação está montando as diretrizes. Teremos trabalhos científicos e trabalhos práticos.
      Assim que tivermos os detalhes finais, colocaremos no portal
      Qual a sua ou suas especialidades e que trabalho tem interesse em apresentar?
      Vou mandar essa resposta por e-mail para facilitar nossa conversa
      Obrigada.

  9. Maria José de Andrade Casimiro Miranda

    Boa tarde,
    Tenho interesse em participar do 1o Congresso Brasileiro de Terapias Integrativas Complementares de 2024. Fico no aguardo de informações. Sou terapeuta floral e venho fazendo uso de Florais a mais de 15 anos (Florais de Bach e Florais de Saint Germain) com resultados extraordinários. Por este motivo, tomo a liberdade de indicar a Talita Margonari Larussi para falar sobre o Sistema de Florais de Saint Germain (já existem vários trabalhos científicos publicados que comprovam os resultados positivos obtidos. Se precisarem do contato posso repassar.
    Grata.
    Maria José – 11 99177-5207

    1. Dra. Célia Wada

      Maria Jose, Obrigada por seu interesse. Vamos colocar seu nome e e-mail nos mailings para mais informações.
      Como eu tenho explicado, esse será o primeiro Congresso técnico – informativo sobre as 29 Práticas Integrativas Complementares e as exigências da equipe de coordenação estão bastante rigorosas.
      Para ministrar as aulas informativas e montar cada grupo integrativo especializado, estão sendo selecionados APENAS representantes HABILITADOS E CAPACITADOS em cada uma das práticas, o que está sendo bastante difícil nessa seleção.
      Existem muitas pessoas e muitas clínicas que se dizem especialistas porém não estão realmente se enquadrando dentro dos parâmetros e exigências legais e técnicas necessárias.
      Temos tido muita dificuldade nesse sentido.
      Estou com seu e-mail e seu telefone. Vou ligar para você em abril para saber mais detalhes da sua sugestão. No momento, estou na Califórnia a trabalho e fica bastante difícil tempo para ligar e conversar
      Sempre estamos dispostos a sugestões.
      Muito obrigada

    1. Dra. Célia Wada

      Obrigada por seu interesse. Vamos colocar seu nome e e-mail nos mailings para mais informações. O congresso será informativo e teremos especialistas PARA CADA UMA DAS PICS E FAREMOS APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO, isso é muito importante, informar de forma correta a população.
      Esse será o primeiro Congresso técnico – informativo sobre as 29 Práticas Integrativas Complementares e as exigências da equipe de coordenação estão bastante rigorosas.
      Para ministrar as aulas informativas e montar cada grupo integrativo especializado, estão sendo selecionados APENAS representantes HABILITADOS E CAPACITADOS em cada uma das práticas, o que está sendo bastante difícil nessa seleção.
      Existem muitas pessoas e muitas clínicas que se dizem especialistas porém não estão realmente se enquadrando dentro dos parâmetros e exigências legais e técnicas necessárias.
      Temos tido muita dificuldade nesse sentido.
      Estou com seu e-mail e te mantenho informada
      Sempre estamos dispostos a sugestões.
      Em breve colocaremos mais informações no portal.
      grata

  10. Denise Maria Ribeiro Souza Borges

    não tenho formação de psicicologia só um mini curso de terapia e sou massoterapeuta .

  11. ANA CELIA DA SILVA MOURA

    OLA
    SOU FARMACEUTICA, REIKEANA E TENHO INTERESSE EM PARTICIPAR DO CONGRESSO DE TERAPIAS

    1. Dra. Célia Wada

      Ana Célia
      Bom dia, prazer falar com você!Obrigada por seu interesse. Vamos colocar seu nome e e-mail nos mailings para mais informações.
      Como eu tenho explicado, esse será o primeiro Congresso técnico – informativo sobre as 29 Práticas Integrativas Complementares e as exigências da equipe de coordenação estão bastante rigorosas.
      Teremos a sessão de apresentação de trabalhos e a coordenação está montando as diretrizes. Teremos trabalhos científicos e trabalhos práticos.
      Assim que tivermos os detalhes finais, colocaremos no portalContinua bastante difícil a seleção dos profissionais especializados nos temas. Temos encontrado muitos profissionais mas com real conhecimento técnico – científico, está difícil.Talvez até seja feita uma modificação na estruturação do congresso….Vou te colocando a par das diretrizes e serão também colocadas no site aqui da CMQV, da Mundoergonomia, do Instituto CADOR e do Portal Consultevida (que está em montagem)Gostaria de saber mais sobre sua atuação em  Heike. Podemos falar por e-mail?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *