A OAB SP lançou na quinta-feira (31/5), às 17 horas, em seu salão nobre ( Praça da Sé, 385 – 1º andar) a Rede Social dos Advogados – a ADV5/SP.
Vitor Hugo Freitas e Jarbas Machione explicam como vai funcionar a rede.
“O nome da rede foi escolhido por ser uma abreviatura de advocacia e o número ‘5’ faz referência ao artigo 5º da Constituição Federal, que trata dos direitos e garantias fundamentais”, explica o conselheiro Vitor Hugo D. Freitas, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, que trouxe a ferramenta para a Seccional Paulista.
Ainda segundo Vitor Hugo, a exemplo das demais redes no mercado (Facebook, MySpace, Twitter, Flixster, Linkedin, Tagged, Classmates, My Year Book, Live Journal, Imeem, orkut e outras) “a ADV5/SP permitirá aos advogados, estagiários de direito, acadêmicos, bancas, escritórios e departamento jurídicos, nacionais e internacionais, acesso a um ambiente virtual próprio e permamente, onde todos podem compartilhar informações e interesses em comum na área jurídica em tempo real, com a criação de grupos, fan pages, eventos, lançamentos, conferências etc”.
O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, ressalta que este era o último ponto das propostas de campanha a ser cumprido. “São Paulo, novamente, é pioneira e aprofunda a inclusão digital do advogado.
No Brasil temos mais de 5 mil bibliotecas públicas, mas temos mais de 100 mil lan houses, a afirmar que a rede social é um fenômeno indiscutível e a Advocacia não poderia ficar de fora desse universo da interatividade”, diz D´Urso.
Segundo Jarbas Machioni, presidente da Comissão Web Advocacia, a rede terá uma operação similar à do Facebook . “Há alguns anos, os advogados eram reticentes ao uso da rede social e hoje grande parte deles é dependente dessa ferramenta importantíssima, que permite aproximar os colegas”, diz Jarbas, ressaltando que no começo ele próprio tinha resistência a fazer pesquisa na rede, até porque adora livros, mas que hoje isso faz parte de sua rotina. Também ressalta que servirá como banco de dados profissionais. “ O melhor cliente é o indicado por um colega”, argumenta.
Marcos da Costa, vice-presidente a OAB SP e presidente da Comissão Especial de Assuntos do Judiciário, acredita que a ADV5/SP tende a ser uma das maiores redes sociais do país, atraindo os advogados e estagiários no sentido de criarem um perfil profissional e interagirem em tempo real, apontando oportunidades de trabalho e de estudo.
“A Advocacia ganha uma nova e importante ferramenta para defender seus interesses e os da cidadania, com a agilidade que a comunicação numa sociedade informacional exige”, aponta.
Vitor Hugo destaca, ainda, que a ADV5/SP permitirá “ uma interação direta, aberta e transparente da classe e da sociedade civil com os principais atores na área jurídica – isto porque redes sociais, como a que será lançada pela OABSP (ADV5/SP), ainda permitem a formação de novas lideranças, integração, livre fluxo de informação, formação de agentes facilitadores, abertura de novos mercados de trabalho, etc.
Em outras palavras, a OABSP está demonstrando à sociedade, mais uma vez, visão de futuro na democracia eletrônica”, afirma.
Fonte: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo, 01.06.2012