/
/
Ontem, hoje e sempre – Ergonomia e Pandemia – Ergonomics related to information tecnology profissionals
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ontem, hoje e sempre – Ergonomia e Pandemia – Ergonomics related to information tecnology profissionals

Trouxemos este artigo sobre profissionais de TI e Ergonomia de 2014 pois, cada vez mais vimemos  a TI…e cada vez mais a importância de sabermos como é necessário saber nos posicionar física e mentalmente para viver essa “nova era”.

Cada vez mais estamos mergulhados na TI…cada vez mais, para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, precisamos entender o que é ERGONOMIA.

Com a pandemia mais e mais estamos ligado à internet: mídias, trabalhos online, escola online, academias, consultas médica, compras, lazer, grupos de apoio, grupos de amigos, reuniões, enfim…O MUNDO ONLINE!

Não dizemos mais que é um mundo virtual, podemos dizer que se trata de um mundo distanciado do presencial, mas muito REAL. Imediato!

A Tecnologia nos permite trazer o longe para perto, diminuir a distância física, conseguir conviver mais em grupos, mesmo que sem o contato físico mas conseguindo de forma extraordinária manter as “SENSAÇÕES”.

Podemos sentir a presença dos que estão distantes. O espaço não é mais um empecilho para o convívio, o aprendizado, o trabalho, o lazer e até mesmo o turismo… 

O MUNDO ONLINE – A grade arma no auxílio ao enfrentamento dessa pandemia esquizofrênica que estamos vivendo.

Alguém já parou para pensar o que seria de todos se não houvesse a internet nessa fase em que o mundo se encontra?

Talvez até poderia ser menos agressiva no que tange ás informações errôneas, ao pânico desnecessário, aos fakes absurdos e as “guerras” de achismos onde todos são doutores…porém, para que isso seja evitado, e estejamos livres das imbecilidades postadas, basta, apenas, CONHECER A FONTE.

Como seria sem podermos ter notícias de parentes, familiares, sem poder ver o rosto de um filho, um amigo, um ente querido e até um ente não tão querido, sim porque, até as contradições de ideias fazem parte de nossa vida e nos fazem crescer…

Queremos colocar um paragrafo do trabalho extremamente interessante:

A psicofiosiologia afirma-se como o estudo das correlações entre as ações ou comportamentos e os órgãos do corpo, uma vez que para compreendermos o funcionamento do nosso organismo teremos que ter em conta todas as interdependências com o ambiente, assim como os subsistemas que integra (sistema nervoso, endócrino, órgãos sensoriais, etc.). Para além disso, a psicofisiologia dá ênfase ao estudo da estrutura e funções cerebrais. (ALEXANDRE, 1998)

Aqui estamos, na pandemia e na alegria, tentando levar a todos um pouco do nosso conhecimento para auxiliar nessa fase em que o mundo se encontra. Uma fase que, com certeza vai passar, se modificar, mas que está trazendo cada vez mais as pessoas para o mundo online.

TI – Mundo online – uma fase sem volta!

Ergonomia – um assunto sem mistério!

Nossos cumprimentos aos autores – Eriksson Franco Vilela Souza, Marielle Fernanda Vilela Guimarães e nossos agradecimentos pela menção de nossos conceitos nesse trabalho – estamos á disposição

Osny Telles Orselli

Artigo completo – ERGONOMIA RELACIONADA A PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA

AUTORES: Eriksson Franco Vilela Souza, engenheiro de Computação pela Fundação Educacional de Ituiutaba, associada pela Universidade do Estado de Minas Gerais. eriksson_franco@hotmail.com  

Marielle Fernanda Vilela Guimarães, enfermeira padrão pela Universidade do Triângulo Mineiro – Uberlândia-MG, enfermeira do Trabalho pelo Instituto Passo 1- Uberlândia-MG. Professora do curso de pós-graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade` Ituiutaba-MG. marielleenf@gmail.com

LEIA O ARTIGO COMPLETO

PARTICIPE DE MINUTOS DE ERGONOMIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *