/
/
Ozonioterapia na linha de ação para o tratamento de feridas.
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ozonioterapia na linha de ação para o tratamento de feridas.

Vamos esclarecer qual o nosso direcionamento no tratamento das feridas.

O bem estar de um paciente é conseguindo com o seu estar bem.

Discutimos e estudamos muitos parâmetros para oferecermos ao paciente o estado pleno de BEM ESTAR.

Dor e desconforto são pontos fundamentais para que o estar bem seja prejudicado. Ainda aliamos

a esses fatos básicos, o fator da ESTÉTICA. Não o termo em seu estrito senso ou seja, a estética do cotidiano contemporâneo mas sim a estética nos termos da “beleza” que expressa a qualidade do que é agradável.

A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são harmoniosas e agradáveis à vista e ao entendimento próprio e único de cada paciente.

Saúde, Estética e Bem-estar caminham juntas e são ferramentas importantes na minimização da DOR.

Estar feliz consigo mesma também é uma questão de estética e estima.

Muito mais que uma questão de aparência, cuidar de si mesmo tem tudo a ver com saúde, bem-estar, confiança, melhoria de sistema imunológico, melhoria da autoestima e minimização de qualquer dor.

Para se estar bem, e realmente sentir o bem estar, há a necessidade de a sensação seja plena. Física, emocional e espiritual.

Parece complexo mas, é um conjunto. Um conjunto  psico social espiritual que forma, de maneira inquestionável e ativa, um perfeito circuito integrado e fechado. É uma visão holística do BEM ESTAR PARA ESTAR BEM.

As feridas sempre fizeram parte da história da humanidade e, aqui para nós, é fundamental sua análise e seu cuidado tanto no tocante aos problemas patológicos quanto aos problemas relacionados á minimização da DOR. Tanto a dor da ferida quanto a dor da estética por conta da ferida.

Também surge o assunto como um tema complexo mas, para nós, é totalmente pertinente  e a discussão a respeito do tratamento e cuidados imediatos, pós cicatrização e preventivo das mesmas tem crescido e ganhado espaço em busca de qualidade e eficácia. É sabido que não há curativo modelo para toda e qualquer lesão de pele e, por isso, as PICs e terapias adjuvantes estão em evidência.

Embora a inflamação faça parte do início do processo cicatricial e seja importante para a evolução deste processo, sabemos que seu controle é fundamental para a cura da ferida. A não cicatrização ou o tempo prolongado para o processo de cura está relacionado à graves complicações clínicas bem como ao aumento da mortalidade

O ozônio vem sendo utilizado como tratamento de primeira linha por diversos países (Vide Declaração de Madrid). É reconhecido como agente antioxidante, desintoxicante, bactericida, fungicida, virustático, antimicrobiano, imunomodulador, biorregulador, antiapoptótico, analgésico passível de estimular a circulação, oxigenação tecidual e aumentar expressão de fatores de crescimento endotelial bem como aumentar débito cardíaco colaborando de forma definitiva para o processo de regeneração celular. Ozonio é um dos agentes importantes em nossos protocolos para tratamento das feridas.

A ozônioterapia para tratamento de feridas é uma prática de fácil aplicação, com baixo custo, sem reações adversas e/ou toxicidade (aplicado de acordo com as vias mencionadas neste texto) e tem alcançado resultados satisfatórios no reparo tecidual de feridas de difícil cicatrização. Existem diversos estudos com níveis altos de evidência para a prática.

Importante frisar que o sucesso no tratamento de uma ferida e a segurança plana desse tratamento está, também, na perfeita anamnese do paciente.

Assim começa nosso tratamento para as feridas.

Dra. Célia Wada – CRF-SP 7043

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *