Com o fim do prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2014, os países reunidos na Conferência Rio+20 (2012) concordaram com a necessidade de estabelecer novas metas de desenvolvimento humano – que serão traduzidas por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
A contribuição do setor privado para a definição dos ODS está sendo liderada pelo Pacto Global das Nações Unidas. Em todo o mundo, representantes de empresas de diversos portes são convidados a contribuir com as prioridades e os mecanismos de implementação dessas metas, que deverão ter um prazo de 15 anos para ser cumpridas.
Em 2013, o Pacto Global realizou uma pesquisa com mais de 1700 organizações, em cerca de 100 países, para definir os principais focos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Brasil participou com 99 empresas. Dez temas foram apontados:
1. Prosperidade e Equidade – Acabar com a pobreza e fomentar a prosperidade por meio do crescimento econômico
2. Educação – Educação de qualidade para todos
3. Empoderamento da Mulher e Equidade de Gênero – Atingir o empoderamento de meninas e mulheres
4. Saúde – Cobertura universal de Saúde
5. Alimentos e Agricultura – Boa nutrição para todos, por meio de sistemas de agricultura sustentáveis
6. Água e Saneamento – Água e saneamento para todos
7. Energia e Clima – Energia sustentável para todos
8. Paz e Estabilidade – Construir sociedades onde existam paz e estabilidade
9. Infraestrutura e Tecnologia – Modernizar infraestrutura e tecnologia
10. Boa Governança e Direitos Humanos – Boa governança e promoção dos direitos humanos universalmente
O seguimento a este processo será uma consulta online, promovida pelo Pacto Global em parceria com a Organização das Nações para o Desenvolvimento Industrial – ONUDI. Desta vez, a meta é definir os meios práticos para efetivar esses objetivos.
O questionário online irá reunir opiniões sobre os seguintes temas: Desenvolvimento de políticas públicas que promovam a sustentabilidade corporativa; Promoção de parcerias; Incentivo a práticas financeiras sustentáveis; Posicionamento das pequenas e médias empresas; e Construção da confiança pelo avanço da transparência e da prestação de contas.
Podem participar empresas signatárias e não signatárias do Pacto Global. Clique aqui para acessar o site da pesquisa [em inglês]. O prazo termina em 25 de julho.
A etapa final desse processo irá ocorrer durante consulta presencial, em São Paulo, no mês de agosto, com realização da Rede Brasileira do Pacto Global.