/
/
Pessoas com deficiência: cuidando de quem cuida
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pessoas com deficiência: cuidando de quem cuida

“O direito ao cuidado, qualidade de vida, solidariedade e oportunidades para as pessoas com deficiência e seus cuidadores”

Fernando Pinto 4 de dezembro de 2023

A Fiocruz Brasília, por meio do Coletivo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, vai promover na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, painel temático em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Em formato híbrido, a atividade será realizada na Fiocruz Brasília e transmitida pelo nosso canal no YouTube, a partir das 8h30.

Intitulado “o direito ao cuidado, qualidade de vida, solidariedade e oportunidades para as pessoas com deficiência e seus cuidadores”, o painel é aberto ao público e tem como objetivo discutir e promover a importância do cuidado adequado, a melhoria da qualidade de vida e a solidariedade para as pessoas com deficiência, bem como as oportunidades disponíveis para seus cuidadores.

O painel contará com a presença de especialistas na temática que vão contribuir para a busca de soluções efetivas e inclusivas para essa parcela da sociedade, além de atrações culturais com a banda Toque Especial e o teatro de bonecos mamulengos. A programação conta ainda com um momento de troca de experiência sobre cuidado no formato do Word Café – dinâmica baseada em diálogos entre indivíduos, numa elaboração coletiva e colaborativa para responder questões de grande relevância. Os participantes são divididos em grupos e as conversas acontecem em rodadas com duração determinada e, ao final de cada uma, os grupos são redefinidos de maneira que os participantes vão se misturando ao conversar com diferentes pessoas.

Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro, e foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida e a garantia dos direitos de todas as pessoas com deficiência ao redor do planeta. Pessoa com deficiência é a que possui limitação para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres que devem ser assegurados.

Serviço:

Painel “O direito ao cuidado, qualidade de vida, solidariedade e oportunidades para as pessoas com deficiência e seus cuidadores”
Dia: 7 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Fiocruz Brasília
Confira aqui a programação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *