O Outubro Rosa é uma das campanhas mais conhecidas do mundo. A cada ano, pessoas, empresas e organizações se unem para disseminar conteúdos a respeito da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Para que você conheça mais sobre a data, trouxemos algumas informações sobre a sua história.
O rosa é utilizado no laço que simboliza o combate contra o câncer de mama.
Convidamos você a conhecer e a fazer parte desse movimento!
LEMBRES-SE – É possível prevenir e evitar o agravamento do câncer de mama com um simples toque….
Com um simples toque, sua vida por ser salva!
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células alteradas da mama, que formam um tumor.
O que é o OUTUBRO ROSA :
Outubro Rosa é um movimento mundial que ocorre durante todo o mês de outubro e visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama — o tipo mais comum entre as mulheres. Seu principal objetivo é focar na prevenção e no diagnóstico precoce desse tipo de câncer – que é o mais comum em mulheres em todo o planeta, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O Instituto Nacional do Câncer, o INCA, estima que mais de 73 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados por ano no Brasil. Embora também possa afetar homens, o câncer de mama é uma das formas mais comuns entre mulheres.
O Instituto Nacional de Câncer – INCA – traz Câncer de mama em mulheres negras é destaque no Outubro Rosa deste ano
Como surgiu esse movimento:
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde os estados se organizaram para a promoção de ações sobre a doença, porém não havia um período concreto para difundir o tema. Em pouco tempo, o Congresso Americano aprovou que o mês de outubro se tornasse referência na luta contra o câncer de mama.
O movimento tomou força, sendo chamado de Outubro Rosa, no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Neste evento, foi entregue aos participantes pela primeira vez, o laço cor-de-rosa. Desde então ele tornou- se um símbolo internacional, sendo utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês.
Como surgiu o dia 19 de Outubro:
Dentro do OUTUBRO ROSA, o dia 19 é celebrado como o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer de Mama
O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer de Mama, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), e tem o objetivo conscientizar, em especial as mulheres, sobre a doença, bem como popularizar suas formas de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Quando o movimento se iniciou no Brasil:
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama se iniciaram em 2002, e foram instituídas por lei federal apenas em 2018. A partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. No Brasil, a primeira iniciativa, foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres.
O Instituto Nacional de Câncer – INCA – traz Câncer de mama em mulheres negras é destaque no Outubro Rosa deste ano
O que é o Câncer de Mama :
Vai uma breve explicação sobre o assunto…
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células alteradas da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Como podemos prevenir o agravamento desse câncer:
Com apenas um toque, é possível perceber seu aparecimento. Evidente que a prevenção é anterior a esse aparecimento através das mamografias porém, é importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Como sempre falamos, não podemos evitar o aparecimento do câncer de mama mas podemos detecta-lo muito precocemente, evitando seu agravamento e obtendo sua cura.
Atenção aos sinais e sintomas e praticar sugestões de equilíbrio também ajudam!
Alguns principais sinais e sintomas
– Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
– Alterações no bico do peito (mamilo); mamilo invertido
– Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
– Saída espontânea de líquido dos mamilos (secreção)
– Inchaço
– Pele com aspecto enrugado
– Dor
– Irritação na pele
Sugestões em equilíbrio:
- pratique atividadefísica regularmente;
- siga uma dietasaudável e equilibrada;
- mantenha o seu peso ideal;
- evitebebidas alcoólicas;
- não utilize hormônios sintéticos.
Conheça o Porjeto PIRÂMIDE ROSA
Finalizando:
Câncer – A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. Ref.: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/08/942859/35266-1106.pdf
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado em 8 de Abril.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que em todo o mundo, cerca de 250 mil crianças ficaram órfãs após perderem a mãe para o câncer de mama. Quase 80% das mortes pela doença e também por câncer cervical ocorrem em países de baixa e média rendas.
A OMS explica que, ao contrário de alguns cânceres que têm causas relacionadas à infecção, como a infecção pelo HPV e o câncer do colo do útero, não há infecções virais ou bacterianas conhecidas ligadas ao desenvolvimento do câncer de mama.
Aproximadamente, metade dos cânceres de mama se desenvolve em mulheres que não têm nenhum fator de risco de câncer de mama identificável além de serem do sexo feminino e com idade superior a 40 anos.
O sexo feminino é o fator de risco mais forte para o câncer de mama. Entre os homens, os casos são de apenas de 0,5% a 1%. O tratamento do câncer de mama em homens segue os mesmos princípios de manejo das mulheres. (REF: https://news.un.org/pt/story/2023/02/1809247 )
O movimento ganhou grande repercussão mundial e mais recentemente foi lançado o movimento chamado Novembro Azul, em referência ao Outubro Rosa, mês mundial combate ao câncer de mama, que também visa criar uma campanha consolidada de combate ao câncer de próstata.
O Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é celebrado em 17 de Novembro, que é uma das doenças que mais afetam os homens, e ao mesmo tempo conscientizar sobre a necessidade de prevenção com a realização do exame de próstata, que acaba sendo negligenciado por causa do preconceito.
A CMQV, cujo foco de atuação é Prevenir para não ter que remediar, aderiu ao Movimento Internacional – Outubro Rosa com o tema: PROJETO PIRÂMIDE ROSA – UM TOQUE PODE SALVAR SUA VIDA!
Entre, conheça e faça a sua adesão ao projeto.
Dra. Célia Wada CRF SP 7043 / CRF RJ 35468
fale conosco, deixe seu comentário. Faça sua parte – faça parte! cmqv@cmqv.org