Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Protocolo #retornoseguro

VISANDO  A SAÚDE DE SEUS FUNCIONÁRIOS, SEUS CLIENTES, SEUS FAMILIARES  E A SUA!

A vida continua e o relaxamento do lockdown é necessário para essa continuidade.

Para que esse relaxamento não tenha risco da curva epidemiológica subir novamente, medidas devem ser tomadas e planejadas para esse relaxamento. Essas medidas são determinadas frente a um protocolo de Biossegurança ou seja, um protocolo que assegure que os riscos biológicos sejam minimizados. Sabemos que Risco Zero não é possível mas ações para minimizar o risco é a nossa meta.

As medidas de Biossegurança vão trazer orientações a todos para assegurar a saúde da coletividade neste importante momento que necessitamos de um relaxamento porém, um relaxamento consciente. O protocolo de biossegurança – Retorno Seguro visa utilizar mecanismos de controles e ações necessários para evitar a proliferação da doença, e, ainda, oferecer a população orientação para um posicionamento e uma atitude consciente.

Empresas, estabelecimentos comerciais, escolas, e mesmo, profissionais liberais enfim todos os indivíduos, devem saber o que fazer e como fazer para se proteger e proteger quem está ao seu redor.

Com o relaxamento, muitas pessoas que estavam em suas casas, agora voltam para as ruas e, precisam estar protegida. Sempre lembrando que o COVID19 ainda não foi contido…

Por conta da necessidade e da responsabilidade do momento no tocante a medidas que preservem a Qualidade de Vida da população a CMQV (Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida) lançou o Protocolo  de BIOSSEGURANÇA para o RETORNO SEGURO

A CMQV conta com profissionais altamente experientes, habilitados e capacitados na área da saúde, segurança e gestão integrada de risco, viabilizando a montagem e implementação desses protocolos.

Os protocolos de biossegurança seguem as diretrizes básica para todos os estabelecimentos, porém, cada setor tem uma especificidade, daí existirem necessidades específicas de controle para cada situação e cada atividade, variando de acordo com os riscos dos envolvidos nessa atividade.

O protocolo estuda todos os aspectos da atividade com relação ao Risco Biológico com foco no COVID19, indica e certifica a adoção das melhores práticas para a retomada com segurança das atividades nos estabelecimentos estando em conformidade com as diretrizes técnicas e legais, entre elas a OIT, União Européia, Ministério da SaúdeANVISA

Diretrizes do Protocolo #retorno seguro

AS DIRETRIZES DO PROTOCOLO #RETORNO SEGURO SÃO PAUTADAS NA GESTÃO INTEGRADA DO RISCO BIOLÓGICO:

Verificação das condições do profissional que está retornando analisando se profissional que está retornando não é um portador do vírus, o que pretender assegurar que ele não transmite o virus para a comunidade da empresa (verificação realizada através de exames específicos orientados e laudados pautados no protocolo #riscocovid)

Cuidar para que o profissional não tenha risco de adquirir o virus no meio ambiente do trabalho (o meio ambiente deve ser e estar rigorosamente em conformidade sanitária)

Verificação das condições dos participantes da cadeia operacional para que não sejam potenciais portadores do vírus ou tenham risco de se contaminar

Verificação do plano de emergência direcionado e um sistema de controle de alerta de saúde “sentinela”

Orientação no cumprimento dos procedimentos legais contidos nos protocolos oficiais existentes do setor.

Orientação e treinamentos em Biossegurança

Procedimentos gerais do Protocolo de biossegurança #retornoseguro:
1- Orienta, executa e lauda a realização dos exames  com base no protocolo #riscocovid – quais os testes que devem ser feitos, quando e por que. 
2- Orienta o processo de sanitização necessário
3- Orienta as ações de prevenção aos participantes da cadeia
4- Orienta quanto aos materiais de higienização pessoal
5- Orienta quanto aos materiais de higienização local permanente
6- Orienta quanto aos controles de pragas/vetores/água
7- Orienta o uso dos EPIs e EPCs
8- Orienta no cumprimento dos protocolos legais setoriais. 
9- Orienta a montagem da equipe sentinela (alerta para sinais e sintomas) que pode ser em conjunto com a CIPA ou o encarregado da CIPA.
10- Fornece o treinamento de Biossegurança

Resumindo:

O protocolo cuida do profissional, do meio ambiente e de todos os participantes da cadeia.

Cada empresa terá o seu próprio protocolo de #retorno seguro o que trará a segurança para o profissional que retorna, para o profissional que permaneceu, para os clientes, para o empresário e para toda a comunidade.

CADA EMPRESA TERÁ O SEU  MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE BIOSSEGURANÇADE FORMA DIRECIONADA DE ACORDO COM A SUA ATIVIDADE.

#riscocovid

                                                         mais informações sobre o tema, fale conosco, daremos todas as orientações.

O protocolo é baseado em testes laboratoriais e como em qualquer teste, é avaliada uma probabilidade, não uma certeza.

Os testes foram escolhidos, COVID19 (Ag e Ac IgM e IgG – antígeno e anticorpo), e avaliados pela SBAC e SBPC em conjunto com laboratórios – Mais detalhes podem ser vistos no link – Programa de avaliação de kits de diagnóstico para SARS-CoV2 –https://cmqv.org/programa-de-avaliacao-de-kits-de-diagnostico-para-sars-cov2/

Protocolo #RISCOCOVID

Nota:
Caso a empresa tenha algum dos procedimentos já realizado, será feito a validação pela equipe.
Caso a empresa tenha equipe de SESMT,CIPA, CCIH, EHA, ou outra comissão, o trabalho poderá ser realizado em conjunto.

O protocolo implantado assegura a retomada e a manutenção segura das atividades com a  minimizando e prevenção dos riscos biológicos.

Juntamente com a implantação e implementação do protocolo, a CMQV oferece a certificação do cumprimento  desse protocolo.
Mesmo tendo conhecimento de que não existe Risco Zero, quando o estabelecimento adota de forma total e irrestrita todas as práticas contidas no protocolo, a CMQV certifica que o estabelecimento oferece um RETORNO SEGURO – ou seja está cumprindo todas as práticas necessárias para essa prevenção – Certificado de Retorno Seguro

Os requisitos de avaliação para essa certificação que estão contidos no protocolo específico para a determinada atividade e que podem ser utilizado por outras organizações como referência e orientação.

Como se dá o processo de certificação:

Após a adoção das práticas preconizadas no protocolo, e pautadas no Manual de Boas Prática de Biossegurança, o processo de certificação é feito em 2 fases:

  • Verificação de todos os requisitos contemplados no manual
  • Validação do protocolo pela análise dos resultados e Emissão do Certificado.

A primeira fase da avaliação é feita presencialmente na empresa, utilizando-se de aplicativos de auditoria.

Se todos os requisitos forem cumpridos, a será emitido um certificado de conformidade que confere o direito de uso do Selo de Certificação de Retorno Seguro, que serve para transmitir confiança a colaboradores, clientes, sociedade e a própria empresa.

Como é um serviço personalizado para cada cliente e para cada estabelecimento, não há um valor fixo para criação do protocolo e a certificação. O cálculo do valor a ser investido depende de fatores como número de colaboradores, tamanho da empresa e nível de risco, entre outros. A validade do certificado é de seis meses, após esse período a empresa deve passar por nova auditoria da CMQV caso tenha interesse em manter a certificação ativa. Após 6 meses a empresa que mantiver todas os requisitos pautados no Manual de Boas Práticas de Biossegurança, receberá a certificação de Biossegurança.

Ao aderir ao PROTOCOLO #RETORNO SEGURO a empresa garantirá a retomada dos negócios com segurança, por meio de diretrizes e requisitos criados e validados pela CMQV – Instituição que atua há 19  como referência no mercado, constituída por profissionais altamente capacitados e habilitados que atuam há mais de 30 anos promovendo saúde e qualidade de vida e que estão a disposição para quaisquer esclarecimentos.

A CMQV oferece suporte a treinamentos e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a Covid-19 e biossegurança de forma geral, programa de saúde corporativa, medicina diagnóstica e testes laboratoriais através de parcerias com laboratórios, instituições, clínicas, profissionais especializados e com toda sua equipe de profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *