/
/
SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – OHSAS 10001
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – OHSAS 10001

Passamos a maior parte do tempo em nosso ambiente de trabalho dai concluirmos que, o local de trabalho é um dos pontos críticos para a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa e de uma Nação.

 

Em um ambiente cotidiano profissional insalubre, inseguro, sem ergonomia, desorganizado, com estresse, pressão, clima de ansiedade, exigência de metas e outras, podem levar o profissional a adquirir doenças imunológicas, doenças ósteos musculares, doenças neurovegetativas, doenças nervosas, doenças coronarianas, síndrome do pânico e até dependência de drogas e álcool

 

Muitas organizações estão implementando um Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO) como parte de sua estratégia de gestão de riscos para lidar com mudanças na legislação e proteger seus colaboradores.

 

Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável através de uma estrutura que permite à sua organização identificar e controlar consistentemente seus riscos à saúde e segurança, reduzir o potencial de acidentes, auxiliar na conformidade legislativa e melhorar o desempenho geral.

 

A OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente reconhecida para sistemas de gestão de saúde ocupacional e segurança. Foi desenvolvida por um conjunto de organismos comerciais líderes, organismos internacionais de normas e certificação com foco em uma lacuna para a qual não existe uma norma internacional certificável por organismos certificadores.

 

A OHSAS 18001 foi desenvolvida  com compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.

 

Áreas direcionadas na OHSAS 18001:

 

– Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos

 

– Estrutura e responsabilidade

 

– Treinamento, conscientização e competência

 

– Consulta e comunicação

 

– Controle operacional

 

– Prontidão e resposta a emergências

 

– Medição de desempenho, monitoramento e melhoria

 

A OHSAS 18001 pode ser adotada por qualquer organização que deseja implementar um procedimento formal para redução dos riscos associados com saúde e segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, clientes e o público em geral.

 

A CMQV está organizando um projeto para que as empresas que não possam implementar a OSHAS 18001, pelo menos possa ter uma atitude prevencionista mais eficiente. É o PROJETO PREVENÇÃO SUSTENTÁVEL.

 

Se quiser saber mais, entre em contato com nossa coordenadora de projetos – Elaine Fernandes – projetos@cmqv.org

 

 

 

Osny Telles Orselli

 

“Segurança – prevenção é a única opção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *