/
/
POLIOMIELITE – a erradicação está próxima – a luta agora é árdua!
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

POLIOMIELITE – a erradicação está próxima – a luta agora é árdua!

A erradicação da Polio está próxima por isso, a luta agora é fundamental para o êxito desse trabalho! 

SINOPSE:

A poliomielite (poliomielite) é uma doença viral altamente infecciosa que afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, transmitido principalmente pela via fecal-oral ou, menos frequentemente, por um veículo comum (por exemplo, água ou comida contaminada) e se multiplica no intestino, de onde pode invadir o sistema nervoso e causar paralisia.

Em 1988, a Assembleia Mundial da Saúde adotou uma resolução para a erradicação mundial da pólio, marcando o lançamento da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, liderada por governos nacionais, OMS, Rotary International, Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), UNICEF , e mais tarde juntou-se a Fundação Bill & Melinda Gates e Gavi, a Aliança Vaccine. Os casos de poliovírus selvagem diminuíram em mais de 99% desde 1988, de uma estimativa de 350.000 casos em mais de 125 países endêmicos para 175 casos notificados em 2019. 

Das 3 cepas de poliovírus selvagem (tipo 1, tipo 2 e tipo 3), o poliovírus selvagem tipo 2 foi erradicado em 1999 e nenhum caso de poliovírus selvagem tipo 3 foi encontrado desde o último caso relatado na Nigéria em novembro de 2012. Ambas as cepas foram oficialmente certificados como erradicados globalmente. Em 2020, o poliovírus selvagem tipo 1 afetava dois países: Paquistão e Afeganistão.

As estratégias para erradicação da pólio funcionam quando são totalmente implementadas. Isso é claramente demonstrado pelo sucesso da Índia em deter a pólio em janeiro de 2011, sem dúvida o lugar mais tecnicamente desafiador, e pela certificação livre de pólio de toda a Região Sudeste Asiático da OMS em março de 2014.

SINTOMAS:

O poliovírus é altamente infeccioso. O período de incubação é geralmente de 7 a 10 dias, mas pode variar de 4 a 35 dias. O vírus entra no corpo pela boca e se multiplica no intestino. Em seguida, ele invade o sistema nervoso. Até 90% das pessoas infectadas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves e a doença geralmente não é reconhecida. Em outros, os sintomas iniciais incluem febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros. Esses sintomas geralmente duram de 2 a 10 dias e a maior parte da recuperação é completa em quase todos os casos. No entanto, na proporção restante dos casos, o vírus causa paralisia, geralmente das pernas, que na maioria das vezes é permanente. A paralisia pode ocorrer tão rapidamente quanto poucas horas após a infecção. Daqueles paralisados, 5-10% morrem quando seus músculos respiratórios ficam imobilizados.

O vírus é transmitido por pessoas infectadas (geralmente crianças) através das fezes, onde pode se espalhar rapidamente, especialmente em áreas com falta de higiene e sistemas de saneamento.

TRATAMENTO

Não há cura para a poliomielite; só pode ser evitado por imunização. A vacina contra a poliomielite, administrada várias vezes, pode proteger uma criança para o resto da vida. Mais de 18 milhões de pessoas podem andar hoje, que de outra forma estariam paralisadas, desde 1988, quando a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio foi lançada. Estima-se que 1,5 milhão de mortes infantis foram evitadas por meio da administração sistemática de vitamina A durante as atividades de imunização contra a poliomielite.

Os tratamentos para a poliomielite concentram-se em limitar e aliviar os sintomas. Calor e fisioterapia podem ser usados ​​para estimular os músculos e drogas antiespasmódicas são usadas para relaxar os músculos afetados. Isso pode melhorar a mobilidade, mas não reverte a paralisia permanente da poliomielite.

A vacinação é crucial na luta contra a poliomielite. A falha em implementar abordagens estratégicas leva à transmissão contínua do vírus. A transmissão endêmica do poliovírus selvagem continua causando casos nas áreas de fronteira do Afeganistão e do Paquistão. O fracasso em impedir a poliomielite nessas áreas remanescentes pode resultar em até 200.000 novos casos a cada ano em 10 anos, em todo o mundo. É por isso que é fundamental garantir que a pólio seja erradicada completamente, de uma vez por todas.

MATERIA COMPLETA – INFORMAÇÕES – PARTICIPAÇÕES E NOTÍCIAS

CMQV- imprensa – este material foi enviado pela farmacêutica, Dra. Célia Wada, cópia direta do site da WHO – OMS  com a finalidade de divulgar informações importantes sobre a POLIO . 

NOTÍCIA – 10-06-2021 Os países reafirmam seu compromisso com o fim da poliomielite na apresentação da nova estratégia de erradicação

Mike McGovern, presidente da Comissão Pólio Plus da Associação Rotária: “Mais de 19 milhões de pessoas paralisadas pela poliomielite podem andar graças ao incrível progresso que fizemos na proteção de crianças com vacinas contra a poliomielite desde 1988. Quando a Associação Rotária ajudou a fundar o IEMP, estávamos empenhados em garantir que nenhuma criança ou família voltasse a viver com medo da poliomielite. Estamos empenhados em cumprir essa promessa e exortamos os governos e doadores a nos ajudar a alcançar um mundo livre da pólio. ”  

Nota aos editores:

A Global Polio Erradication Initiative é uma parceria público-privada liderada por governos nacionais com seis parceiros principais: a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Rotary International Association, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, UNICEF , a Fundação Bill e Melinda Gates, e Gavi, a Alliance for Vaccines. 

A apresentação virtual da Estratégia IEMP 2022-2026 acontecerá das 14h00 às 15h00 (horário de verão da Europa Central) em 10 de junho. Para ver a apresentação e saber mais sobre os esforços globais para erradicar a pólio, visite polioeradication.org. 

CMQV – imprensa – notícia enviado pelo companheiro eng. Osny Telles Orselli

FAÇA SUA PARTE – FAÇA PARTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *