/
/
COVID19 – Retorno às atividades de forma segura e consciente
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

COVID19 – Retorno às atividades de forma segura e consciente

#retornoconsciente #retornoseguro

A vida continua e o relaxamento do lockdown é necessário para essa continuidade.

Para que esse relaxamento não tenha risco da curva epidemiológica subir novamente, medidas devem ser tomadas e planejadas para esse relaxamento.

O mais importante no momento é o que chamamos de relaxamento consciente, isso é, assegurar a saúde da coletividade, utilizando-se dos meios necessários para evitar a proliferação da doença, e, ainda mais, oferecer a população orientação para um posicionamento e uma atitude consciente.

Empresas, estabelecimentos comerciais, escolas, e mesmo, profissionais liberais enfim todos os indivíduos, devem saber o que fazer e como fazer para se proteger e proteger quem está ao seu redor.

Com o relaxamento, muitas pessoas que estavam em suas casas, agora voltam para as ruas e, precisam estar protegida. Sempre lembrando que o COVID19 ainda não foi contido…

A SITUAÇÃO IMUNOLOGICA DE UM INDIVÍDUO RELATIVO A UM DETERMINADO AGENTE SÓ PODE SER CONHECIDA MEDIANTE EXAMES LABORATORIAIS.

A confirmação etiológica da infecção pelo vírus COVID-19 (SARS-CoV-2) e a situação do indivíduo com relação a sua imunidade só pode ser feita mediante a esses exames.

PARA CADA SITUAÇÃO, É NECESSÁRIO UM TIPO DE EXAME

A interpretação adequada dos resultados obtidos em qualquer tipo de teste deve ser realizada

cuidadosamente e levando em consideração a situação do indivíduo, a dinâmica da infecção caso já esteja instalada, o risco da infecção, a amostra a ser utilizada, o objetivo  do teste para o qual uma amostra é coletada (diagnóstico, soroprevalência, etc.) e, acima de tudo, QUAL O PROTOCOLO ESTABELECIDO  ou seja – VAI FAZER QUAL TESTE COM QUAL FINALIDADE

Testes e protocolo para o COVID19

Todos querem fazer os testes para o COVID19 mas, qual a finalidade de fazer o teste?

Não adianta fazer um teste sem saber o que vai fazer com o resultado obtido.

Por que fazer o teste? Quando fazer teste? Que tipo de teste?

Cada teste “mede” um fator. Uns medem o antígeno e outros medem os anticorpos.

Os métodos usados para cada determinação também são variados. Uns mais sensíveis e outros menos sensíveis.

Uns específicos e outros pouco específicos

A época, o motivo e a situação em que o indivíduo vai fazer o teste é importante para saber qual teste ele deve fazer e o que fazer com o resultado de forma OBJETIVA.

Por exemplo, se a pessoa acabou de ser contaminada pelo vírus, não adianta fazer o teste de IgM e IgG porque seu organismo ainda não formou esses anticorpos.

Outra coisa, será que fazendo um teste hoje, o resultado será o mesmo que se for feito amanhã? Como sempre, a resposta é DEPENDE. E aí, depende do teste, da finalidade do teste, da exposição do paciente e de uma série de fatores.

Na realidade, o teste para diagnóstico e para prevenção tem protocolos distintos, épocas diferentes para serem realizados e metodologias associadas.

Por todos esses opcionais existentes é que fazemos a  GESTÃO DE ENCAMINHAMENTO E PROTOCOLO

Peça mais detalhes do Procotolo de testes:  #riscocovid 

Veja no desenho esquemático abaixo como o virus interage no organismo. 

Veja na tabela abaixo, um pequeno exemplo das conclusões que são possíveis ter de acordo com o resultado de cada teste. 

gráfico elucidativo

RESUMINDO:

Tudo deve seguir um protocolo e esse protocolo DEPENDE do objetivo da realização do teste:

PROTOCOLO CO19 1 – Para individuo assintomáticos (procedimento preventivo para trabalhadores, empresas, profissionais de EAS e de risco com orientação, isolamento e acompanhamento ).

PROTOCOLO CO19 2 – Para individuo assintomático pós contato com paciente COVID19 positivo (procedimento preventivo com orientação, isolamento e acompanhamento).

PROTOCOLO CO19 3 – Para paciente sintomático sem contato com paciente COVID19 positivo (procedimento preventivo com orientação de isolamento e acompanhamento).

PROTOCOLO CO19 4 – Para paciente sintomático pós contato com caso positivo COVID-19. (procedimento preventivo com orientação de isolamento e acompanhamento).

Em cada protocolo é especificado: testes a serem realizados com interpretação e laudos, procedimentos básicos de higienização local e pessoal, procedimentos preventivos, orientações de procedimentos e acompanhamento.

Nossa equipe está à disposição para auxiliar na montagem e na realização do PROTOCOLO COVID19:  escolha dos testes de acordo com a finalidade, avaliação dos kits a serem utilizados, realização dos testes, padronização das ações preventivas e corretivas, gestão de procedimentos, análise de resultados, análise de riscos e interpretação dos resultados

Caso tenha interesse, solicite explicações técnicas sobre o que é o COVID19, o que é anticorpo, quais os testes existentes e qualquer outra informação – estamos a disposição.

CMQV – Equipe de saúde e segurança

Contato direto cmqv@cmqv.org

Responsável técnica 

Dra. Célia Wada

farmacêutica – bioquímica

CRF-SP 7043

#retornoconsciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *