/
/
OS PONTOS E AS DUVIDAS SOBRE O ESOCIAL
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

OS PONTOS E AS DUVIDAS SOBRE O ESOCIAL

Vamos falar sobre o eSocial  – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

 

As dúvidas sobre os pontos do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) são cada vez mais frequentes, principalmente no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores.
Como é sabido, o sistema não traz novidades do ponto de vista da legislação trabalhista e previdenciária. Todas as planilhas devem ser preenchidas com dados supostamente ja existentes na empresa.
A única diferença é que, agora, todas as informações contidas no deverão ser extamente corretas e fidedignas. Não mais é possível que se realize uma avaliação ocupacional equivocada. Todas as informações deverão ser exatas.

 

O envio das informações para o banco de dados do governo será de total responsabilidade da empresa ou empregador.

 

Não haverá “perdão” para envio de dados errados causados por má análise, má interpretação, má implantação de software ou reorganização equivocada de dados, podendo  gerar multas previstas em lei.

 

Com o eSocial, será mais simples para o governo identificar erros de procedimentos nas instituições.
O eSocial funcionará também como um grande fiscalizador, que trabalhará 24 horas por dia, 7 dias por semana, verificando constantemente o cumprimento das legislações.

 

Os processos internos das empresas terão muitos desafios para se enquadrarem nos termos exigidos pelo eSocial principalmente no tocante aos setores trabalhistas visto que os setores fiscais já estarem experientes com o Sped.

 

O setor trabalhista das empresas irá enfrentar pela primeira vez processos de escrituração digital.

 

Nossa equipe está a disposição para auxiliar nessa implantação. O CRESP – Centro de Referência em Ergonomia de São Paulo está realizando esse seminário como um primeiro passo para o entendimento geral. Outros cursos serão ministrados, inclusive para formarmos multiplicadores do sistema.

 

Entre neste link e faça sua inscrição em nosso seminário – https://www.cmqv.org/website/evento.asp?cod=1461&ssl_pedido_id=1330179&idi=1&moe=212

 

Coordenação científica CMQV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *