/
/
Ergonomia e PICS – Terapias Integrativas Complementares
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ergonomia e PICS – Terapias Integrativas Complementares

Hoje nossa reflexão vai falar de um assunto novo. Terapias Complementares Integrativas.

É  uma reflexão sobre a necessidade de ampliar a visão sobre as inúmeras possibilidades complementares para a nossa saúde.

Como todos já sabem, nosso site tem por finalidade explicar e esclarecer de forma técnica todos os preceitos, conceitos, produtos e práticas para melhoria da QUALIDADE DE VIDA

Dentro de nossa visão de qualidade de vida, trazemos aqui as DANÇAS CIRCULARES que fazem parte das PICs – Práticas integrativas complementares, ferramentas importantes em nossa Medicina Integrativa. Assim como a ERGONOMIA, as Danças Circulares também tem seu  foco em proporcionar melhor qualidade e vida.

Costumo dizer que nossa equipe de engenharia projeta SAÚDE!

A Medicina Integrativa busca compreender o indivíduo no seu todo: aspectos físicos, ambientais e psicoemocionais. Busca informações na sua história de vida, na história familiar, hábitos, relacionamentos pessoais e sua relação com a espiritualidade (tendo ou não uma religião). Procura entender os porquês dos sintomas e as doenças que a pessoa apresenta, inseridos nesse cenário complexo em que o paciente se encontra para, juntos, determinar o melhor tratamento, tradicional ou convencional associado à praticas complementares e abordagens multidisciplinares.

Na Medicina Integrativa, a saúde é vista como um estado de bem-estar fisico, mental, emocional, social e espiritual que devolve a capacidade ao indivíduo de ser um agente em sua vida, buscando o crescimento e a melhora em todas as áreas de sua existência.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Pensando na Ergonomia e na problemática ósteo- muscular, nós criamos a “Ginástica do Gato” que, em nossa humilde observação, também poderia ser considerada uma PICs…

Traremos muitas informações sobre essas práticas e sobre a Medicina Integrativa, em um complemento às nossa orientações e prevenções para as patologias ósteo musculares entre outras que fazem parte da nossa área da ERGONOMIA como, por exemplo, a Sindrome de  Burnout que pode ser alencada entre as patologias emocionais por stress em ambiente de trabalho.

Estaremos participando do 1° Congresso Nacional de Práticas Integrativas na Medicina Integrativa. Será em outubro de 2024 com muita informação técnica importante, muitas atrações e muitas participações

Saiba mais sobre esse assunto: Medicina integrativa – o que eu devo fazer? vamos falar sobre isso

Apenas como curiosidade:

O Brasil conta com 29 práticas integrativas pelo SUS. Com isso, somos o país líder na oferta dessa modalidade na atenção básica. Essas práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes e para cuidar melhor de quem já adoeceu

Em 2006, quando foi criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) eram ofertados apenas cinco procedimentos. Após 10 anos, em 2017, foram incorporadas 14 atividades, chegando as 19 práticas disponíveis atualmente à população: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia e yoga.

Em 2018, as terapias estavam presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Em 2017, foram registrados 1,4 milhão de atendimentos individuais em práticas integrativas e complementares. Somando as atividades coletivas, a estimativa é que cerca de 5 milhões de pessoas por ano participem dessas práticas no SUS.

Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais. Em segundo lugar, estão as práticas de Medicina Tradicional Chinesa com 151 mil sessões, como taichi-chuan e liangong. Em seguida aparece a auriculoterapia com 142 mil procedimentos. Também foram registradas 35 mil sessões de yoga, 23 mil de dança circular/biodança e 23 mil de terapia comunitária, entre outras.

Veja a apresentação da PICs – Práticas Integrativas Complementares.

Engenheiro Osny Telles Orselli  osny@mundoergonomia.com.br

BraSGoldeN – Mundoergonomia: 12 3954 0070
Vendas – e-mail: vendas@mundoergonomia.com.br
Canal do youtube – https://www.youtube.com/channel/UCrc5_Uisl7OZHNQky43slhg/videos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *