/
/
Esporotricose – Posso tomar bebida alcoólica?
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Esporotricose – Posso tomar bebida alcoólica?

Perguntas muito comum : POSSO TOMAR BEBIDA ALCOÓLICA COM ANTIBIÓTICO? Estou com esporotricose – Posso tomar bebida alcoólica?

Essas são as pergunta mais comum mas, da mesma forma, que com antibióticos, também perguntam sobre álcool e outros medicamentos.
Temos recebido algumas perguntas se o uso do Itraconazol é prejudicado por bebida alcoólica.
Daremos a explicação básica e queremos mencionar artigo muito importante pois emos verificado o aumento do número de casos registrado de esporotricose.

Leia o artigo:
A expansão da epidemia zoonótica de esporotricose causada por Sporothrixbrasiliensis, iniciada no final da década de 1990, no Rio de Janeiro, e presente hoje em quase todos os estados brasileiros, vem avançando igualmente nos países vizinhos ao Brasil. Mudanças no perfil clínico‐epidemiológico, avanços no diagnóstico laboratorial da doença e dificuldades terapêuticas vêm sendo observados ao longo desses quase 25 anos de epidemia, embora inexista uma unidade nacional. O último guideline internacional é de 2007.

Lembrando: a esporotricose é uma micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii, encontrado na natureza estando presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira.
A transmissão ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato. Só se contrai a doença pelo contato com meios ou animais contaminados, não há relato científico de transmissão de pessoa para pessoa apesar que alguns autores mencionam que essa transmissão é rara.

MEDICAMENTOS X BEBIDA ALCOÓLICA
ITRACONAZO X BEBIDA ALCOÓLICA:
Vamos dar uma breve explicação. Sem, evidentemente, generalizar o tipo de cada medicamento. alguns medicamentos, antes de fazer algum efeito no nosso corpo, precisam passar pelo fígado, que os metaboliza e os transforma em fármacos ativos. O álcool também é metabolizado pelo fígado. Portanto, o antibiótico irá competir com o álcool pelo metabolismo hepático então, próprio antibiótico também atrapalha a metabolização do álcool, o que resulta em uma demora maior para a eliminação dessa substância do sangue.

Em qualquer situação, se a pessoa exagera no álcool, tem problemas hepáticos. Se toma durante um tratamento, as consequências podem ser ainda mais severas: a mistura poderá levar à insuficiência hepática! Existem medicamentos que são piores e os “menos ruins” para essa interação. Entre os medicamentos que causam esses efeitos bastante nocivos, estão: cetoconazol, itraconazol, fluconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina, isoniazida entre outros então….respondendo a pergunta….

Posso dizer que, com certeza, os antimicóticos como o Itraconazol, são piores com álcool pois são totalmente metabolizados no fígado.

Minha recomendação – Não tome bebida alcoólica enquanto tiver fazendo uso dele…

Dra. Célia Wada – CRF-SP – 7043

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *